Diversos estudos e ensaios de campo podem ser conduzidos com o intuito de se determinar resistência, deformabilidade e permeabilidade dos solos, visando conhecer e esclarecer eventuais dúvidas a respeito da sua natureza e, assim, utilizá-lo da forma mais adequada.
Dentre os ensaios de campo mais usuais, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de ensaio juntamente com sua correta finalidade.
A- Ensaio de permeabilidade: utilizado para avaliar o coeficiente de impermeabilidade in situ do solo.
B- Ensaio de sondagem SPT: utilizado para verificar o grau de permeabilidade do solo, sendo um dos métodos mais simples a ser utilizado.
C- Ensaio de palheta: utilizado para determinação da resistência ao cisalhamento, não drenada, de solos moles.
D- Ensaio de placa: utilizado para caracterizar a deformabilidade e capacidade de carga do solo sob carregamento de fundações indiretas.
E- Ensaio infiltrômetro: amplamente aplicado quando se deseja estimar a porosidade de solos argilosos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Creio que seja:
D) Ensaio de placa: utilizado para caracterizar a deformabilidade e capacidade de carga do solo sob carregamento de fundações indiretas.
Resposta: Ensaio de palheta: utilizado para determinação da resistência ao cisalhamento, não drenada, de solos moles.
Explicação:
Feedback da resposta: Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois os ensaios de permeabilidade permitem obter o coeficiente de permeabilidade do solo, podendo ser in situ ou em laboratório. Já o ensaio do infiltrômetro permite obter parâmetros relacionados a condutividade hidráulica do solo. Os ensaios de placa medem a capacidade e estabilidade dos solos no que diz respeito ao suporte de cargas de determinada fundação direta, enquanto que os ensaios SPT são responsáveis por obter o grau de compactação do solo.