Diversos conflitos podem surgir na convivência entre diferentes gerações no ambiente de trabalho. Essas possibilidades são, também, espaços de possível convivência harmônica, a partir da adaptação dos comportamentos àquilo que pode incomodar os colegas. A dica a seguir é da americana Dana Brownlee, coach corporativa e presidente da empresa de desenvolvimento profissional Professionalism Matters, dada em entrevista à revista Forbes.
Valores fundamentais podem variar muito ao longo de gerações. Veteranos e baby boomers vivem em função do trabalho e sentem que precisam fazer o que for necessário para cumprir suas tarefas. Por outro lado, as gerações X e Y são mais propensas a buscar o equilíbrio entre o trabalho e os seus valores pessoais e estilo de vida. Assim, as gerações mais velhas geralmente veem os mais jovens como desleais, desinteressados e que não têm uma forte ética de trabalho. Já os jovens sentem que precisam cuidar de seus próprios interesses e estão menos dispostos a sacrificar suas vidas em prol da empresa. Compreender os diferentes conjuntos de valores pode ajudar que cada geração entenda melhor a outra, diz Brownlee.
Disponível em: . Acesso em: 2 jun. 2017.
A partir da dica, avalie as afirmativas a seguir.
I – As diferenças de valores entre gerações refletem os diversos momentos históricos e seus atributos sociais, econômicos, políticos e culturais. Como parte desse contexto, o ambiente de trabalho também reflete essas diferenças. Assim, é importante perceber a dinâmica de sua transformação e adaptar-se a ela.
II – O equilíbrio entre vida pessoal e trabalho é algo a ser buscado por todas as gerações. Porém, para os mais jovens, é importante não deixar que se crie sobre si a imagem de menor comprometimento ou lealdade, já que ser visto com confiança no trabalho pode ser chave para o próprio crescimento profissional.
Escolha a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As afirmativas I e II estão corretas, mas uma contradiz a outra, pois a dinâmica atual do mercado de trabalho impede que se tenha comprometimento com o emprego.
b. As afirmativas I e II são corretas e coerentes entre si, já que mostrar-se comprometido e leal é responder a uma percepção de transformação do mercado.
c. Apenas a afirmativa I está correta e o erro da afirmativa II é que os objetivos pessoais devem se sobrepor aos profissionais, pois uns não dependem dos outros.
d. Apenas a afirmativa II está correta e o erro da afirmativa I é que não é possível perceber as tendências do mercado antes que elas aconteçam.
e. As afirmativas I e II não estão corretas.
Soluções para a tarefa
As afirmativas I e II são corretas e coerentes entre si, já que mostrar-se comprometido e leal é responder a uma percepção de transformação do mercado.
Os cenários político, social e filosófico mundial mudaram rapidamente, formando gerações com características ímpares e que se encontram no mercado de trabalho. Saber harmonizar essas diferenças mantendo um clima organização amigável é o desafio atual dos gestores.
Essas diferenças não devem ser vista de forma negativa, mas como uma ferramenta de complementação de ideias e novas formas de ver o negócio e as tarefas cotidianas, trazendo inovação, solidez e competência, agregando valor à organização. Logo as particularidades das gerações devem ser valorizadas. A partir desse entendimento a afirmação I está correta.
O equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho é muito almejado pelas gerações atuais, mas devem ser buscada por todos por questões de saúde física e psicológica. Contudo, esse equilíbrio não deve ser pretexto para um trabalho mal realizado e descompromisso com a equipe de trabalho, é importante que todos os colaboradores deem o seu melhor no ambiente corporativo, evitando até que outros se sintam sobrecarregados e injustiçados.
Logo a afirmativa II também está correta, mas não contradiz a primeira, pois as gerações devem ser respeitadas em suas individualidades e o mercado deve promover o ajuste e adaptação para manter o ambiente harmonioso e produtivo.
Veja também:
https://brainly.com.br/tarefa/21073374