diversidade territorial como produto da desigualdade economica e social
Soluções para a tarefa
Diversidade é um conceito muito utilizado quando se abordar um ou outro aspecto da realidade brasileira. Trata-se de uma associação sustentada pela geografia que o país apresenta, sua enorme extensão territorial, sua riqueza natural, sua forte miscigenação racial, entre outros.
Diante de uma contexto socioeconómico contraditório, ou seja, em meio diferentes fontes de recursos naturais, assim como, seu pioneirismo em tecnologias ligadas ao petróleo, sua grande produtividade agrícola, é ainda observado no país uma desigualdade socioeconómica que imputa a algumas regiões um índice de desenvolvimento humano baixo, com raros arranjos produtivos locais, em detrimento de regiões com uma densa aglomeração de produção.
Bacellar (2008), aponta como um dos empecilhos ao desenvolvimento brasileiro é a desigualdade, sendo tanto social quanto regional. Tal situação advém da herança histórica do país, em que as primeiras estratégias produtivas privelegiaram zonas especificas do território brasileiro, iniciando com a franja litorrânea e posteriormente zonas interiores concentradas em modelos económicos voltados para o mercado externo.