Diversas paisagens ao longo do território, retratam uma forma da superfície, isto é do relevo. Para entendermos melhor o nosso relevo foi levado em conta uma classificação, sendo esta:
Marque a alternativa correta.
A-Classificação do projeto Radambrasil.
B-Classificação do professor Radambrasil Ross.
C-Classificação do professor Jurandyr Ross.
D-Classificação do professor Phelipe Andrade.
E-Classificação do território brasileiro.
Soluções para a tarefa
a- O Projeto Radam (Projeto Radar da Amazônia, após 1975, Projeto RadamBrasil, também grafado em maiúsculas), operado entre 1970 e 1985 no âmbito do Ministério das Minas e Energia, foi dedicado à cobertura de diversas regiões do território brasileiro (em especial a Amazônia) por imagens aéreas de radar, captadas por avião. O uso do radar permitiu colher imagens da superfície, sob a densa cobertura de nuvens e florestas. Com base na interpretação dessas imagens foi realizado um amplo estudo integrado do meio físico e biótico das regiões abrangidas pelo projeto, que inclui textos analíticos e mapas temáticos sobre geologia, geomorfologia, pedologia, vegetação, uso potencial da terra e capacidade de uso dos recursos naturais renováveis, que até hoje é utilizado como referência nas propostas de zoneamento ecológico da Amazônia brasileira.
b-O professor Jurandyr Luciano Sanches Ross, do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), profere a palestra “O geógrafo no mercado de trabalho: o projeto Radambrasil e o mapeamento geomorfológico da América do Sul”, no dia 27 de março, às 15h, no auditório do térreo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet. Serão emitidos certificados de participação.
c-Jurandyr Luciano Sanches Ross é um geógrafo formado pela Universidade de São Paulo (1972), com mestrado, doutorado e livre docência em geografia física (1987) pela mesma universidade. Hoje é membro do conselho editorial da Revista do Instituto Florestal, Revista Brasileira de Geormofologia e professor titular na USP. Atua principalmente nas áreas de Geormofologia, Gestão Ambiental, Planejamento Ambiental, Cartografia, Produção do conhecimento Geocientífico e Zonamento Ecológico-Econômico. Participou como consultor na construção de grandes hidrelétricas, pesquisas sócio-ambientais e de projetos importantes como PPG7 – Programa de Proteção das Florestas Tropicais. Em 1997 ganhou o Prêmio Jabuti da Associação Brasileira do Livro.