"Dito de outra forma, faltava moeda nos bancos para atender as necessidades dos proprietários de terras para a realização de pagamentos dos imigrantes que haviam substituído o trabalho escravo – principalmente nos períodos de colheita. Isso também gerava falta de dinheiro para fomentar as transações urbanas e a industrialização do pais."
Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 2.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine se os enunciados abaixo sobre as posições papelistas e metalista são verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois assinale a alternativa que contém a sequência correta:
( ) Os metalistas defendiam que o Brasil formasse colônias na África com a intenção de explorar metais preciosos. Segundo os defensores dessa ideia, essa estratégia não apenas resolveria os problemas financeiros do país, mas levaria o Brasil ao desenvolvimento.
( ) Os papelistas defendiam a emissão da moeda fiduciária (a de confiança), pois, segundo seus paradigmas, essa iniciativa fomentaria o desenvolvimento ao atender a demanda da população por papel-dinheiro.
( ) A emissão de novas moedas no final do século XIX era condicionada pela quantidade de ouro que o país tinha; portanto, para imprimir mais moeda, era preciso dispor de mais ouro ou de moeda equivalente a ouro. Eram chamados de metalistas aqueles que defendiam essa política.
( ) Os metalistas defendiam uma posição conhecida como nacional-desenvolvimentista. Inspirados nas ideias de John Maynard Keynes eles pretendiam que o Estado Nacional estimulasse a industrialização como forma de resolver os problemas econômicos do país.
A
V, V, V, V
B
V, V, F, V
C
F, V, V, F
D
V, V, F, F
E
F, F, F, F
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
I é verdadeira, o Brasil não se punha, no século XIX, em condições de fundar colônia na África, que era então dominada pelas já industrializadas grandes potências europeias.
II é verdadeira, sendo esta política a grande responsável pela Crise do Encilhamento.
III é verdadeira, de modo a diferenciar os metalistas, que defendiam a moeda com lastro no ouro, dos papelistas.
IV é falsa, Keynes foi influente no século XX, e não no século XIX.
É correta a alternativa C.
Perguntas interessantes