Geografia, perguntado por bielzinhoo26, 1 ano atrás

Ditadura Militar
Qual a ligação tinha com Países Imperealistas?​

Soluções para a tarefa

Respondido por geisy0906
1

Toda a cúpula militar do golpe de 1964 no Brasil tinha ligações estreitas com militares dos Estados Unidos, forjadas ao longo de décadas de contato e colaboração militar entre os dois países. Castelo Branco, por exemplo, era amigo íntimo do coronel Vernon Walters, o adido militar da embaixada estadunidense e que foi um dos articuladores do golpe no Brasil.

Um dos instrumentos mais importantes para essa cooptação foi a Escola das Américas, na zona do canal do Panamá, um centro para treinamento e doutrinação ideológica de militares latino-americanos. Ela ficou conhecida como escola de ditadores, porque por lá passaram alguns dos golpistas mais famosos da América Latina, como Rafael Videla e Leopoldo Gualtiere da Argentina, Hugo Banzer da Bolívia, Manuel Contreras, do Chile.

O Brasil mandou centenas de militares para essa escola, o mais conhecido dos quais é o brigadeiro João Paulo Burnier, que chefiou o CISA, centro de tortura da Aeronáutica. Aliás, entre os vários cursos da Escola das Américas, um era sobre técnicas de interrogatório: um curso de tortura que certamente Burnier frequentou. Entre outros crimes ele é acusado de ter mandado matar o educador Anísio Teixeira.

O golpe de 1964 no Brasil foi completamente articulado pelos Estados Unidos. Isso está comprovado historicamente, desde que vieram a público nos Estados Unidos documentos da época, depois que passou o prazo em que legalmente podiam ser mantidos secretos. Entre os documentos que vieram a público, há uma gravação de John Kennedy tramando com Lincoln Gordon, o embaixador estadunidense no Brasil, a deposição de João Goulart. Isso em 1962, menos de um ano após Jango Goulart assumir a presidência.

Perguntas interessantes