ENEM, perguntado por pedrolucas1017, 11 meses atrás

Distantes uma da outra quase 100 anos, as duas telas seguintes, que integram o patrimônio cultural brasileiro, valorizam a cena da primeira missa no Brasil, relatada na carta de Pero Vaz de Caminha. Enquanto a primeira retrata fielmente a carta, a segunda — ao excluir a natureza e os índios — critica a narrativa do escrivão da frota de Cabral. Além disso, na segunda, não se vê a cruz fincada no altar. Ao comparar os quadros e levando-se em consideração a explicação dada, observa-se que A) a influência da religião católica na catequização do povo nativo é objeto das duas telas. B) a ausência dos índios na segunda tela significa que Portinari quis enaltecer o feito dos portugueses. C) ambas, apesar de diferentes, retratam um mesmo momento e apresentam uma mesma visão do fato histórico. D) a segunda tela, ao diminuir o destaque da cruz, nega a importância da religião no processo dos descobrimentos. E ) a tela de Victor Meirelles contribuiu para uma visão romantizada dos primeiros dias dos portugueses no Brasil.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
166
Olá.


Conforme a interpretação das pinturas, compreende-se que a alternativa correta é a letra E.




Conforme abordado na questão, conseguimos entender que se trata do tema da Colonizaçåo do Brasil.

E falando mais um pouco sobre a pergunta, mesmo que a alternativa correta seja a letra E, não podemos descartar que a  expressão utilizada na alternativa tenha sido “visão romantizada”, juntamente com a frase retirada do texto “retrata fielmente a carta [de Caminha]”.



Conseguimos dizer que a interpretação feita pela D é também coerente, uma vez que Portinari era comunista, e considerava a religião como ópvio do povo, frase clássica de Marx.



Espero ter ajudado!
Respondido por SergioCastro026
32

Resposta:

E ) a tela de Victor Meirelles contribuiu para uma visão romantizada dos primeiros dias dos portugueses no Brasil.

Explicação:

O quadro de Victor Meirelles dá uma visão romantizada que, durante muito tempo, foi aludida ao caráter documental da Carta de Caminha. No quadro de Meirelles, os indígenas observam o ritual da missa com respeito e admiração, passando uma ideia de contato amistoso. Ao não serem retratados na tela de Portinari, o pintor sugere uma ideia de que o contato entre indígenas e europeus não ocorreu de forma harmoniosa. O catolicismo não era um elemento natural dos povos nativos e foi imposto a eles por meio do processo colonizador.

Perguntas interessantes