Geografia, perguntado por sayumiprincesiow0uas, 11 meses atrás

dissolução da URSS resumo

Soluções para a tarefa

Respondido por kibetunado20p4ptut
7
Dissolução da União Soviética

A União Soviética foi dissolvida em 26 de dezembro de 1991, como resultado da declaração nº. 142-Н do Soviete Supremo da União Soviética. A declaração reconheceu a independência das antigas repúblicas soviéticas e criou a Comunidade de Estados Independentes (CEI). No dia anterior, o presidente soviético Mikhail Gorbachev, o oitavo e último líder da União Soviética, renunciou, declarou seu cargo extinto e entregou seus poderes - incluindo o controle dos códigos do arsenal nuclear soviético - para o presidente russo, Boris Iéltsin. Naquela noite às 19h32, a bandeira soviética foi baixada do Kremlin de Moscou pela última vez e a substituída pela bandeira russa pré-revolucionária.[1]

Anteriormente, de agosto a dezembro, todas as repúblicas individualmente, incluindo a própria Rússia, se separaram da União. Na semana anterior da dissolução formal da URSS, 11 repúblicas - todas, exceto os Estados bálticos e a Geórgia - assinaram o Protocolo de Alma-Ata estabelecendo formalmente a CEI e declarando que a União Soviética tinha deixado de existir.[2][3] As revoluções de 1989 e a dissolução da URSS também assinalaram o fim da Guerra Fria.

Várias das ex-repúblicas soviéticas têm mantido laços estreitos com a Federação Russa e formaram organizações multilaterais, como a Comunidade Econômica Eurasiática, a União da Rússia e Bielorrússia, a União Aduaneira da Eurásia e a União Econômica Eurasiática para reforçar a cooperação econômica e militar. Algumas, no entanto, se distanciaram e se juntaram à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e União Europeia.

Histórico

-Antecedentes

A política de abertura econômica e política levada a cabo por Mikhail Gorbatchev, secretário-geral do Partido Comunista no final dos anos 1980, desencadeou mobilizações pela independência de povos minoritários no país. Sob pressão externa e atravessando uma crise econômica, o governo central concordou com a reorganização do país numa União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, conferindo maior poder às administrações locais. Em agosto de 1991, um golpe de estado depôs Gorbachev por três dias; a linha-dura do Partido Comunista tentou reassumir o controle da URSS e impedir o prosseguimento das reformas.

Liderada por Boris Ieltsin, a população revoltosa forçou a volta de Gorbachev ao governo. Em resposta ao golpe, o Partido Comunista soviético foi banido da Rússia pelo então presidente Ieltsin. Após sua restituição, Gorbachev não possuía mais que um poder esvaziado, e o controle da União fora enfraquecido. Em 25 de dezembro de 1991 Gorbachev renunciou à presidência da URSS e em 31 de dezembro todas as funções administrativas do país cessaram de existir.

-Repúblicas

Constitucionalmente, a União Soviética era uma federação das Repúblicas Socialistas Soviéticas (RSSs) e da República Socialista Federativa Soviética da Rússia(RSFSR), embora a regra do altamente centralizado Partido Comunista soviético fez federalismo meramente nominal. O Tratado sobre a criação de a URSS foi assinado em dezembro de 1922 por quatro repúblicas da fundação, a RSS da Rússia, RSS da Transcaucásia, RSS ucraniano e RSS bielorrussa. Em 1924, durante a delimitação nacional na Ásia Central, as RSSs do Uzbequistão e o Turcomenistão foram formadas a partir de partes do Turquestão, das ASSR do RSFSR e duas dependências Soviética, a Corásmia e RSS Bucara. Em 1929, o Tadjiquistão foi dividido a partir da RSS do Uzbequistão.

Com a Constituição de 1936, os constituintes da República Socialista Federativa Soviética da Transcaucásia, ou seja, da RSSs da Geórgia, Arménia e Azerbaijão, foram elevada à repúblicas da União, enquanto o Cazaquistão e Quirguistão foram separados da RSFS da Rússia. Em agosto de 1940 a União Soviética formou o RSS da Moldávia a partir de partes da RSS da Ucrânia e partes da Bessarábia anexou da Roménia, bem como anexo os Estados bálticos, a Estónia, Letónia e da Lituânia. A RSS Carélio-Finlandesa, foi dividido a partir do RSFSR março de 1940 e incorporada em 1956. Entre julho de 1956 e setembro de 1991, havia 15 repúblicas na União Soviética




kibetunado20p4ptut: Continuação...
kibetunado20p4ptut: 1 Flag of Armenian SSR.svg RSS da Armênia Erevã
Republics of the Soviet Union
2 Flag of the Azerbaijan Soviet Socialist Republic.svg RSS do Azerbaijão Bacu
3 Flag of Byelorussian SSR.svg RSS da Bielorrússia Minsque
4 Flag of the Estonian Soviet Socialist Republic.svg RSS da Estônia Taline
5 Flag of Georgian SSR.svg RSS da Geórgia Tbilisi
kibetunado20p4ptut: 6 Flag of the Kazakh SSR.svg RSS do Cazaquistão Alma-Ata
7 Flag of Kyrgyz SSR.svg RSS do Quirguistão Frunze
8 Flag of Latvian SSR.svg RSS da Letônia Riga
9 Flag of Lithuanian SSR.svg RSS da Lituânia Vilnius
10 Flag of Moldavian SSR.svg RSS da Moldávia Quixineve
11 Flag of the Russian Soviet Federative Socialist Republic.svg RSFS da Rússia Moscou
12 Flag of Tajik SSR.svg RSS do Tadjiquistão Duchambé
13 Flag of the Turkmen SSR.svg RSS do Turcomenistão Asgabate
kibetunado20p4ptut: 14 Flag of Ukrainian SSR.svg RSS da Ucrânia Quieve
15 Flag of the Uzbek SSR.svg RSS do Uzbequistão Tasquente
Perguntas interessantes