disserte sobre o funil da inovação aberta, falando de cada fase do processo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para quem está começando o processo criativo para lançar um produto; ou mesmo, para os momentos em que o empreendedor sente a necessidade de criar algo novo sobre um determinado produto; ou ainda, deseja ampliar o seu mix de ofertas, o FUNIL DE IDÉIAS OU FUNIL DE INOVAÇÃO, pode ser uma excelente ferramenta para começar a aglutinar as idéias.
Objetivando gerenciar o processo de desenvolvimento de novos produtos (DNP), muitas empresas aplicam o modelo do funil de inovação. A idéia básica é que o departamento comercial ou de Pesquisa e Desenvolvimento, começe com idéias de novos produtos que precisam ser examinados, peneirados em seus conceitos e testados até que somente um produto final seja selecionado e lançado.A seguir estão as etapas principais do FUNIL:
Avaliação de oportunidade: Aqui a organização analisa – através de dados de mercado, conhecimento do cliente ou outras fontes de informação – que tipo de oportunidade existe para uma nova linha de produtos ou a extensão da linha.
Ideação baseada em insights: Baseado na análise sobre qual tipo de oportunidade é mais adequada para a estratégia da empresa, o próximo passo é idealizar diferentes tipos de produtos ou ofertas que poderiam capitalizar esta oportunidade. Esta se baseia fortemente em insights sobre o mercado e os clientes-alvo, podendo assumir a forma de brainstorming, co-criação com clientes e pesquisa de mercado; tais como pesquisas com grupos de foco, comunidades online e crowdsourcing*1.
Conceituação: Nesta fase, a equipe projeta conceitos reais para as melhores idéias que saíram da fase de ideação. Isto pode incluir protótipos de embalagens, cópia de publicidade ou configurações diferentes de recursos do produto.
Avaliação e benchmarking: Em seguida é hora de voltar para os clientes-alvo e testar os diferentes conceitos. Isto pode incluir pesquisas conjuntas ou testes (por exemplo, no caso dos sites). Com base no feedback dos testes, pode-se reiterar os conceitos e, em seguida, realizar um re-teste.
Ir / não ir em frente: Após a conclusão da etapa anterior, a análise das mesmas,revelará os conceitos com a melhor chance de sucesso. Os executivos devem tomar uma decisão sobre lançar ou não o novo produto, tendo em conta não apenas a avaliação e os resultados de benchmarking; mas também, fatores como custos de produção, margens de lucro e outros itens que não estão relacionados com a preferência do cliente .
Lançamento: Supondo que seja dado sinal verde a um dos conceitos, este é lançado no mercado! A idéia veio à vida.