Biologia, perguntado por josicleidesilvestres, 10 meses atrás

Disserte sobre aevolução das plantas do grupo a partir do ambiente aquático, da independência da água para a reprodução, a conquistar terrestre. Exemplifique as adaptações de cada um dos quatro grupos (briófitas,pteridófitas,gimnospermas, e angiospermas) desenvolveram ate chegarem a diversidade das plantas cm flores e frutos. SOCORROOOOOOOOOOO!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por lfsLeonardo
1

Resposta:

No que diz respeito à evolução das plantas, é preciso considerar os primeiros seres unicelulares fotossitetizantes.

Elas evoluíram das algas, de acordo com estudos, até compor os primeiros seres pluricelulares.

A divisão interna do Reino Plantae, existem 4 divisões: Briófitas, Pteridófitas, Gminospermas e Angiospermas.

As briófitas são divisão de plantas, caracterizada pelos musgos e hepáticas, que possuem a reproduçao mais dependente da água. Além disso, não possuem caule, folhas e raiz. Elas apresentam estruturas primitivas, rizóide, caulóide, e filóide.

As pteridófitas, caracterízadas pelas sambaias e avencas, possuem ainda dependêcia da água para a reprodução, mas menor que as briófitas. Ademais, elas, na evolução, apresentam os vasos condutores de seiva. Isso permitiu que seres de maior de porte.

Posteriormente, com novas adaptações, surgiram as gminospermas. Elas são plantas que possuem sementes. Na evolução, foram o primeiro grupo de plantas a se libertarem da água para a reprodução. A fecundação ocorre através do vento. Assim, ocorre a polinização, em que o pólen - masculino - é carregado na atmosfera até chegar na parte feminina para, então, ocorrer o encontro com a oosfera - feminino -.

Finalmente, as angiospermas, com as flores, que favorecem atrair seres vivos como abelhas, que auxiliam na polinização, e os frutos, que aumenta a quantidade de nutrientes para a semente se desenvolver e atrai animais, como passáros, para serem possíveis dispersores de sementes, em alguns casos.

Explicação:

Perguntas interessantes