Sociologia, perguntado por pazinisa, 11 meses atrás

disserte sobre a contribuição de Ralf Dahrendorf para a sociologia​

Soluções para a tarefa

Respondido por akhenaton2aton
3

Resposta:

Superar uma teoria científica significa criar uma nova teoria que dê conta tanto dos fatos que a antiga expíicava como daqueles outros diante dos quais ela se mostrava insuficiente."

"Que a teoria das ciasses que Marx formulou baseada em hipóteses e princípios não basta mais para explicar a realidade atuai das sociedades industriais desenvolvidas é questão há algum tempo percebida e demonstrada por numerosos sociólogos."

De certo ponto de vista, o processo de superação de uma teoria cientifica pode ser comparado às fases sucessivas da guerra de partisans. Num primeiro momento, movimentos rápidos; mobilidade máxima, pequenos choques. Em seguida, o acúmulo de forças, o assentamento de bgses. Essas etapas têm por função desgastar o inimigo, corroer sua autoconfiança, imobilizá-lo-. Pode-se chegar inclusive a contestar permanentemente seu domínio em algumas áreas; mas toda guerra não estará ganha enquanto não se der o confronto global, o aniquilamento do exército inimigo e a ocupação efetiva do território. Esta é a tarefa da ofensiva estratégica.

Imaginar analogia é um exercício mental sempre divertido e, sob certas condições, útil: é preciso, porém, não levá-lo a sério, tomá-lo pêlo que é - um estímulo ao raciocínio e nada mais. Para Dahrendorf, no palco da teoria das classes, estamos na iminência da terceira fase daquele processo. A teoria marxista já foi fustigada, a evolução; das sociedades ocidentais contrariou suas teses centrais e pesquisas empíricas evidenciaram este fato e elaboraram elementos para o ataque final. Não interessa, agora, discutir a pertinência desta avaliação - de qualquer forma ela é a de Dahrendorf. A teoria marxista, diz ele, foi. refutada, mas até hoje nenhuma de igual ou maior generalidade veio tomar seu lugar. Refutada, mas não superada. Corrigir essa situação anômala é o que pretendei o livro As classes sociais e seu conflito na sociedade industrial.

Tendo em vista facilitar a exposição, vamos assumir taticamente esta postura, fazendo nossas, num primeiro momento, as palavras de Dahrendorf. Em face. dos novos dados sobre as sociedades industriais modernas, trata-se então de responder às questões: existem ainda classes? Pode-se falar em classe dominante e classe dominada? Qual o papel da luta ou conflito de ciasses na transformação estrutural dessas sociedades?

O conceito de classes sociais em Marx não é um simples termo observacional, mas uma categoria analítica, que possui uma "intenção» de conhecimento" - bem definida: "O que lhe interessava (a Marx) era abarcar analiticamente as leis de desenvolvimento de uma sociedade e as forças que nela existissem."1 Qualquer tentativa de superação, portanto, deve levar em consideração duas exigências básicas:

1. O conceito de classe só tem sentido no corpo de uma teoria geral, ele é uma das malhas na rede que lançamos para apreender certos aspectos da realidade.

2. Esta teoria tem por função dar conta do conflito de classe e das mudanças sociais que ele induz.

Por não responderem a tais exigências, ficam, de saída, excluídos do campo de análise tanto o conceito weberiano de classe, definido pela situação de mercado, quanto os desenvolvimentos da teoria da estratificação social. "Toda definição de classe que utilize fatores que tornem possível a construção de um contínuo hierárquico será uma definição errônea, isto é, o termo estará mal escolhido... as classes, em seu sentido original, não são... situações dentro de uma estrutura dividida em setores hierarquizados, diferenciados entre si por um escalonamento gradual", mas grupos definidos por relações de oposição, que tendem a agir de forma organizada em situações de conflito.2

O problema pode ser formalizado, então, como se segue: a) como definir o conceito de classe preservando a sua intenção cognitiva original e resolvendo, ao mesmo tempo, os impasses que a tornam imprestável na versão marxista; b) qual a posição da teoria das classes sociais numa formulação mais geral sobre o conflito e a mudança estrutural?

Aqui é preciso um esclarecimento

Perguntas interessantes