Disserte relacionando os conceitos de Devir da historia, Sujeito Histórico, Sujeito Epistemológico, Sujeito Ético e a importância do pensamento filosófico nesse processo.
Soluções para a tarefa
O movimento do mundo chama-se devir e o devir segue leis rigorosas que o pensamento conhece. Essas leis são as que mostram que toda mudança é passagem de um estado ao seu contrário: dia-noite, claro-escuro, quente-frio, seco-úmido, novo-velho, pequeno-grande, bom-mau, cheio-vazio, um-muitos, etc.
O devir é, portanto, a passagem contínua de uma coisa ao seu estado contrário e essa passagem não é caótica, mas obedece a leis determinadas pela physis ou pelo princípio fundamental do mundo.
A physis é a Natureza eterna e permanentemente em transformação. O fundo eterno, imortal, de onde tudo nasce e para onde tudo volta é invisível para os olhos do corpo e visível somente para o olho do espírito, isto é, para o pensamento.
Diferentes filósofos escolheram diferentes physis, isto é, encontrou motivos e razões para dizer qual era o princípio eterno e imutável que está na origem da Natureza e de suas transformações.
Para Tales, o princípio era a água ou o úmido, para Anaximandro era o ilimitado, sem qualidades definidas, para Anaxímenes, era o ar ou o frio; Heráclito afirmou que era o fogo e para Leucipo e Demócrito disseram que eram os átomos.
Podemos então entender, que o devir está contido no movimento da natureza e da realidade e é claro, dá sentido ao próprio movimento humano.
O sujeito epistêmico, o sujeito que conhece, é o resultado de uma construção a partir da ação do próprio sujeito, do devir. O homem age como sujeito histórico em constante movimento, enquanto constrói sua própria história, sendo ético, enquanto constrói o pensamento e impõe limites aos seus desejos, indo além dos vícios e das paixões.
Resta lembrar que foi o pensamento filosófico, a physis, em seu eterno devir, que permitiu ao homem, não só a busca pela compreensão dos acontecimentos ou fenômenos, como também o caminho para tentar encontrar respostas às suas reflexões.
Bons estudos!