História, perguntado por msirmaos742, 10 meses atrás

dissertando sobre a importância da abolição da escravidão no Brasil e como ocorreu esse processo.

Soluções para a tarefa

Respondido por denise7726
0

Resposta:

segunda metade do século XIX surgiu o movimento abolicionista, que defendia a abolição da escravidão no Brasil. Joaquim Nabuco foi um dos principais abolicionistas deste período.

A partir de 1870, a região Sul do Brasil passou a empregar assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros. Na região Norte, as usinas produtoras de açúcar substituíram os primitivos engenhos, fato que possibilitou o uso de um número menor de escravos. Já nas principais cidades, era grande o desejo do surgimento de indústrias. Visando não causar prejuízo aos proprietários, o governo, pressionado pela Inglaterra, foi alcançando seus objetivos aos poucos.

A primeira etapa do processo foi tomada em 1850, com a extinção do tráfico de escravos no Brasil. Vinte anos mais tarde, foi declarada a Lei do Ventre-Livre (de 28 de setembro de 1871), também conhecida como Lei Rio Branco, que considerava livre todos os filhos de mulheres escravas nascidos a partir da data da lei no Império do Brasil.

No ano de 1885, foi promulgada a lei Saraiva-Cotegipe (também conhecida como Lei dos Sexagenários) que beneficiava os negros com mais de 65 anos de idade.

Foi somente em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, oficialmente Lei Imperial n.º 3.353, que a liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel (filha de D. Pedro II), abolia de vez a escravidão em nosso país.

A Lei Áurea tem na data o dia 13 de maio. Contudo, as discussões políticas que possibilitaram este desfecho aconteceram antes. No dia 3 de maio, o projeto da lei que acabava com a escravidão foi discutido no prédio onde funcionava o antigo Senado.

Os abolicionistas venceram de forma confortável, isto é, 83 parlamentares foram a favor do projeto de lei e nove contra. Naquela ocasião, a família real ganhou notória popularidade. Mas hoje, percebe-se que os verdadeiros responsáveis pela libertação dos escravos não moravam em um palácio.

A historiadora Mary Del Priori explica que a princesa Isabel entrou no processo em favor da liberdade dos negros muito tardiamente. Nas províncias de Ceará, Rio Grande do Sul e Amazonas, a maioria dos escravos já havia sido alforriada. Além disso, militares, maçons, positivistas, espíritas,

Perguntas interessantes