Filosofia, perguntado por KimMoon95, 10 meses atrás

Dissertação. Leia as duas citações abaixo, compare-as e analise suas semelhanças. Em seguida, retome a discussão proposta na abertura do capítulo e redija uma dissertação argumentativa sobre o tema: "Ciência: uma esperança de progresso ou uma tragédia para os homens?"

"No momento atual, as práticas de controle da natureza estão nas mãos do neoliberalismo e, assim, servem a determinados valores e não a outros. Servem ao individualismo em vez de à solidariedade; à propriedade particular e ao lucro em vez de aos bens sociais; ao mercado em vez de ao bem-estar de todas as pessoas; à utilidade em vez de ao fortalecimento da pluralidade de valores; à liberdade individual e a eficácia econômica em vez de à libertação humana; aos interesses dos ricos em vez de aos direitos dos pobres; à democracia formal em vez de à democracia participativa; aos direitos civis e políticos sem qualquer relação dialética com os direitos sociais, econômicos e culturais. A primeira é uma lista de valores neoliberais; a segunda, de valores do movimento popular." - LACEY, Hugh.

"O saber que é poder não conhece nenhuma barreira, nem na escravização da criatura, nem na complacência em face dos senhores do mundo. Do mesmo modo que está a serviço de todos os fins da economia burguesa na fábrica e no campo de batalha, assim também está à disposição dos empresários, não importa sua origem [...]. A técnica é a essência desse saber, que não visa conceitos e imagens, nem o prazer do discernimento, mas o método, a utilização do trabalho de outros, o capital [...]. O que os homens querem apreender da natureza é como empregá-la para dominar completamente a ela e aos homens. Nada mais importa." - ADORNO, Theodor W.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
27

"Ciência: uma esperança de progresso ou uma tragédia para os homens?"

Se olharmos para a história humana, percebemos a ambiguidade da pergunta, não realmente da ciência. Ciência é construção humana de conhecimento racional e convenhamos, a racionalidade do homem é nossa única esperança.

Não é a ciência que precisa ser revista, é o homem que faz a ciência que necessita de maior reflexão. Não somente modelos econômicos determinam nosso comportamento, modelos religiosos e senso comum são também destrutíveis quando revelam seus caráteres discriminatórios e preconceituosos.

Vivemos séculos atrelados a noção de utilidade da natureza e mesmo humana, para gerar maior conforto, apoiamos o progresso científico em nome das facilidades. Curamos doenças incuráveis e criamos máquinas de morte. O paradoxo da existência hoje nos aflige. Longe do questionamento da moralidade das nossas ações, está a responsabilidade que se nos impõe após atos feitos. E agora?

Agora sabemos que velhos padrões de comportamento são sinônimos de destruição e precisamos descobrir novas soluções. Que o passado seja lição aprendida e não resgate de opiniões sedimentadas pelo tempo. Hoje não podemos mais questionar o indivíduo, os métodos, os sistemas, mas a humanidade que nos define, como seres que compartilham de uma experiência de vida, que precisa, necessariamente, ter esperança para todos.

Bons estudos!

Perguntas interessantes