dissertação argumentativa sobre o tema: doenças psicológicas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Depressão. Ansiedade. Estresse. Esquizofrenia. Transtorno de personalidade. Transtorno Obsessivo Compulsivo. Esses são apenas alguns exemplos de doenças mentais que acometem a sociedade contemporânea e culmina com a deteriorização do patrimônio humano. Esse fato se deve, principalmente, ao elevado ritmo de vida das pessoas, bem como da excessiva cobrança social. Como efeito disso, observa-se uma elevação da taxa de suicídio. Logo, fica evidente a importância de se discutir acerda das doenças mentais nos dias de hoje, além da adoção de práticas que minimizem essa situação.
Ao se submeter a um estado de perigo, como quando nos deparamos com um animal selvagem, por exemplo, nosso sistema nervoso simpático é ativado e prepara o corpo para a fuga. Em contrapartida, o sistema imunológico, isto é, o sistema de defesa, é "desativado". Atualmente, de forma similar, o organismo é constantemente submetido a essa circusntância em que, "a situação de perigo" se dá quando o chefe faz solicitações ao subordinado, quando a mãe cobra a organização da casa, quando a namorada pede atenção ou, ainda, quando o trânsito exige paciência e cautela. Dessa forma, há uma redução do sistema imunológico de maneira crônica, o que facilita o desencadeamento de doenças mentais.
Consequentemente, a fim de aliviar o sofrimento mental, muitras pessoas aceditam no suicidio como solução e, acabam por contribuir na elevação dos índices numéricos. Quando isso nao ocorre, o doente mental é julgado pela sociedade e seu problema, banalizado. Fato que só contribui para com o citado acima.
É preciso, pois, por parte do Governo Federal o apoio à essas pessoas por meio da criação de campanhas que informem seus familiares da existência de programas destinados à saúde mental, como, por exemplo, o CAPS, a partir da divulgação nos postos de saúde ou pelos recursos midiáticos. Ademais, é dever da família e da sociendade a redução da cobrança para com o indivíduo doente, seja por meio da diminuição da carga horária de trabalho ou evitando exigências mínimas como arrumar a casa, por exemplo, com o intuito de minimizar o sofrimental mental de outrem e priorizar a saúde psíquica deste.