Dissertação argumentativa.
30 lindas
Soluções para a tarefa
Resposta:
A dissertação argumentativa é um tipo de texto muito presente nas redações de concursos e vestibulares. Um dos motivos é porque, além da capacidade de avaliar a linguagem e a forma como o candidato organiza suas ideias, é possível saber se ele possui senso crítico e habilidade de argumentação.
O gênero dissertativo tem como objetivo expor acontecimentos e debater o tema. Na sua redação, você pode simplesmente abordar um assunto e apresentar para o leitor ou você pode ir além, defendendo um ponto de vista e tentando convencê-lo de seu posicionamento.
Como dito acima, existe mais de uma opção de dissertação – vamos te contar com mais detalhes logo em frente. Ela é formada por alguns parágrafos, sendo que no vestibular costuma aparecer com o mínimo de 7 linhas e máximo de 30.
Estrutura do texto dissertativo argumentativo
Uma redação dissertativa argumentativa deve ser dividida em três partes:
Introdução: Parte do texto em que você vai apresentar o tema a ser discutido. O ideal nessa parte é não escrever muito, uma vez que, o objetivo aqui é fazer somente uma abertura do texto, expor o problema e preparar o leitor sobre o que está por vir no seu texto.
Desenvolvimento: Parte da redação em que será preciso trazer elementos que enriqueçam a discussão, como argumentos, exemplos concretos, dados estatísticos que comprovem a sua ideia, mas sempre de maneira muito clara, objetiva, coerente e coesa.
Conclusão: Parte do texto em que você fará o desfecho – pode ser a partir de um resumo de ideias discutidas ou com a apresentação de medidas a serem adotadas em relação ao tema.
Tipos de dissertação
Existem dois tipos de dissertação:
Dissertação expositiva – Expõe um tema que estão na mídia, jornais, revistas que já é de conhecimento das pessoas, e por isso, são fatos inquestionáveis e sem necessidade de criar um debate em cima disso. O objetivo é expor o texto para o leitor com o objetivo de que ele reflita e encontre sua conclusão;
Dissertação argumentativa – Nela, você apresenta sua opinião sobre o tema e defende um ponto de vista a partir de argumentos com exemplos concretos.
Neste segundo caso, você vai tentar convencer o leitor de que a sua conclusão faz muito sentido. Quem estiver lendo o texto não precisa necessariamente concordar com o que você disse, mas tem que sair da leitura com sensação de que tudo está muito bem fundamentado.