Ed. Técnica, perguntado por igorlisboa125, 10 meses atrás

Dispositivo equipado com disparo térmico (proteção contra sobre carga – característica de longa duração) e disparo eletromagnético (proteção contra curto-circuito – característica instantânea). Geralmente são instalados em quadros de distribuição. *

Fusível Tipo D.
Disjuntor Motor.
Disjuntores termomagnéticos.
Fusível Tipo NH.

Soluções para a tarefa

Respondido por arpnuclear
2

Resposta: Disjuntores termomagnéticos.

Explicação: O disjuntor termomagnético é um dispositivo responsável por monitorar e controlar a corrente elétrica, interrompendo o fluxo de energia sempre que identificar um pico que ultrapasse o considerado adequado

Os disjuntores são componentes elétricos muito úteis. Para os leigos em eletricidade os disjuntores também são conhecidos como as “chaves” para se ligar ou desligar o padrão de energia, ou mesmo as chaves de segurança dentro dos painéis e quadros de distribuição. A principal função do disjunto é ser um componente para proteção e segurança, mas devida sua composição mecânica proporcionar o seccionamento de circuitos ele também é utilizado como elementos para se ligar e desligar circuitos e cargas.

Essas duas funções aliadas colocam os disjuntores como um substituto natural dos fusíveis que tem função parecida de proteção dos circuitos mas nem sempre proporcionam o seccionamento deste circuito, outra vantagem considerável dos disjuntores em relação aos fusíveis é que os fusíveis são descartáveis assim que queimados os mesmos devem ser descartados, enquanto os disjuntores podem ser rearmados e reutilizados muitas e muitas vezes antes de apresentarem problemas que necessitem sua troca.

O disjuntor é um interruptor de desarme automático quando o mesmo identifica um curto circuito ou uma sobrecarga. O disjuntor é projetado para suportar uma determinada corrente elétrica, caso ocorra um pico de corrente ou mesmo um curto circuito que eleve consideravelmente a corrente acima do limite suportado por esse, o mesmo interrompe o circuito, protegendo todos os elementos que compõem esse circuito, após sanado esse sinistro o disjuntor pode ser rearmado para a continuidade do funcionamento deste circuito.

O disjuntor termomagnético é um dos muitos tipos de disjuntores. Eles apresentam características que são mais bem aproveitadas em relação à outros tipos de disjuntores, por isso é um dos mais usados como disjuntores residenciais e disjuntores comerciais. Esses outros tipos de disjuntores podem ser classificados como:

   Disjuntor monopolar

   Disjuntor bipolar

   Disjuntor Tripolar

   Disjuntor Térmico

   Disjuntor Magnético

   Disjuntor Motor

   Disjuntor de Caixa Moldada

Os disjuntores também podem ser classificados de acordo com a sua curva de ruptura, podendo ser B, C ou D.

Disjuntor Termomagnético tem um diferencial, que é apresentar duas características principais de acionamento para a proteção do circuito! O que ele oferece é a proteção térmica e magnética ao mesmo tempo, por isso possui o nome termomagnético. Eles podem ser monopolares, bipolares ou tripolares, trabalhando com baixa tensão, que é de até 1000V em corrente alternada.

Como dito anteriormente, o disjuntor realiza duas proteções ao mesmo tempo: a magnética e a térmica.

Perguntas interessantes