ENEM, perguntado por isabelola3839, 5 meses atrás

Disponível em:. Museumazzaropi. Org. Br/tirinhas/tirinhas-do-mazza-65-dia-das-criancas/. Acesso em: 5 ago. 2022. Na disciplina de Teoria e Prática na Educação Infantil, estudamos a respeito da construção histórica do conceito de infância. Em seu livro intitulado O desaparecimento da infância, Postman (2012) relata que, na Antiguidade, o conceito de infância não existia tal como conhecemos hoje, pois, naquele momento, os menores eram vistos como miniaturas dos adultos, não sendo destinada grande atenção a essa fase da vida. O autor complementa, ainda, que a infância está desaparecendo de diferentes maneiras e fontes, como por exemplo, pelos próprios meios de comunicação porque promovem a desmontagem da infância a partir do próprio contexto e pelo ambiente informacional. São exemplos que provocam a "adultificação" das crianças (POSTMAN, 2012). POSTMAN, N. O Desaparecimento da Infância. Rio de Janeiro: Graphia, 2012. Considerando a análise da tirinha e as ideias de Postman, elabore um texto sobre o conceito de infância e como essa fase da vida surgiu historicamente. Além disso, em seu texto, apresente como você entende a relação entre o conceito de infância e a tirinha apresentada (mínimo de 15 e máximo de 20 linhas)

Soluções para a tarefa

Respondido por AC1969
0

Um ponto que pode ser ressaltado no texto sobre a transformação da infância, com suas próprias palavras, é que estaria acontecendo uma segunda transformação do conceito de criança.

  • O enunciado menciona a visão da Antiguidade, da criança como adulto em miniatura.
  • Essa visão foi substituída pela da infância como período de aprendizado lúdico.
  • A tendência contemporânea abordada pelo texto estaria modificando novamente esta visão, pela "adultificação" das crianças.

 

Como fazer um texto sobre a visão da infância

Para elaborar seu texto, siga o formato introdução / desenvolvimento / conclusão, utilizando seus próprios termos. Abaixo, ideias para abordagem:

  • A infância como período de inocência, brincadeiras e aprendizado é uma construção sociocultural.
     
  • Essa visão já foi diferente, como indicam autores. Na antiguidade as crianças eram treinadas para a guerra. Na Idade Média podiam casar cedo.
     
  • A cultura ocidental foi mudando esses conceitos, até com base filosófica.
     
  • Um exemplo é a famosa frase do psicólogo francês Édouard Claparède: "Não há nada mais sério do que uma criança brincando."
     
  • Autores atuais têm apontado as preocupantes tendências da erotização precoce e do excesso de exposição à tecnologia.
     
  • A tirinha com o personagem Mazzaropi, em que uma criança reclama de ter ganho uma bola e insinua preferir um tablet, contrapõe essa visão moderna à visão anterior, que preserva a infância.
     
  • Não por acaso, Mazzaropi defende a infância tradicional na charge. O personagem encarna valores populares tradicionais brasileiros.

   

Continue aprendendo sobre infância aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/24208738

   

#SPJ1

Perguntas interessantes