Português, perguntado por joaopedro6ano, 6 meses atrás

Disponível em: Acesso em mar. 2019

Naquele tempo, nem antigo e nem passado, porque nem tempo havia, já existia Nhamandú. Sua presença é como se uma música infinita desde sempre ecoasse em um ritmo cadenciado, vibrando a luz da vida. Muitos lhe chamam de respiração do sempre-viver. Nhamandú inspira e quando sopra seu hálito, a existência simplesmente acontece.

Uma vez Nhamandú inspirou e, quando soprou, nasceu Kuaray, de dentro dele mesmo, pleno de brilhantíssima luminosidade. Por sua vez, Kuaray, de si mesmo, no seu coração, faz surgir Tupã, que se põe a dançar e cantar na imensidão de Nhamandú, criando mundos através de seus cantos sagrados.

Tupã criou a Mãe Terra, e também muitas outras mães estrelares, através de um cantar, na pausa de uma respiração relampejante. Talvez tenha sido um espirro. Sim, um espirro divino! Após isso, o espírito da Mãe Terra flutuou na imensidão como uma fumaça que foi assumindo a forma de uma quase serpente, algo como uma fumaça luminosa, que foi se esticando, se esticando, depois se contorcendo, se enrodilhando, se encolhendo, se tornando oval, depois foi aos poucos se arredondando e ali ficou, em um giro dançante, talvez azul, talvez prateada, não sei, mas brilhava irradiante!

Adormeceu.

Sonhava. Foi assim, sonhando-se, que a Mãe Terra transformou-se em uma imensa tartaruga estrelar. Então Tupã olhou e desenhou em seu corpo as primeiras entidades: montanhas, rios, lagos, nascentes, florestas, desertos e planícies.

Depois disso, Tupã precisava de alguém para continuar o trabalho da criação. Foi assim que Ele sonhou em criar o primeiro ser humano, que na antiga língua dos nossos antepassados foi chamado de Nhanderuvuçú; mas ele era diferente dos homens de hoje. Quando o primeiro ser humano veio, ele não conseguia viver na Terra. Ele era como se fosse feito de vento luminoso, algo assim como um vento que dá para pegar. Ah, e tinha asas, iguais àquelas dos pássaros, que ainda não existiam. Como ele era muito leve, vivia mais no ar. Então ele foi dizer a Tupã que conseguia viver sobre a Terra. O Criador pensou e sugeriu que ele percorresse os quatro cantos do mundo e fosse atrás das entidades, que elas lhe ensinariam.

Nhanderuvuçú flutuou em direção ao Leste que lhe convidava com sua manhã pacífica e encontrou uma imensa rocha. Ele olhou, olhou, e disse:

- Pedra, você pode me ensinar a viver na Terra?

- Claro, entre em mim.

Tornou-se pedra. Viu-se pedra. Grande rocha que nesse momento passou a se deliciar meditando horizontes...

- Ah! Então é assim que é viver na Terra... – pensou Nhanderuvuçú.

Pesava. Pesado e fixo no chão. Saboreava inúmeras nascentes, até que, um dia, o espírito da pedra lhe disse:

- Pronto.

- Pronto o quê? – disse Nhanderuvuçú em êxtase meditativo diante da beleza do horizonte.

- Acabou.

- O que acabou?

- Acabou, acabou, acabou. Vamos... Não é só assim que é viver na Terra. Há muito mais coisas a viver. Vamos, saia, vá, viva.

(...)

Instituto Arapoty - A voz do Trovão: mito da criação segundo a cultura guarani. Disponível em <:http://pindorama.art.br/file/MitoGuarani-VerCompl.pdf> Acesso em mar. 2019



Analise com atenção as orações abaixo:

I - Nhanderuvuçú flutuou baixinho.

II - Uma vez Nhamandú inspirou fortão.

Assinale a opção que melhor explica a ocorrência dos vocábulos em negrito:

A
As orações I e II denotam o uso da linguagem formal, pois utilizam o aumentativo e o diminutivo de acordo com a norma padrão.

B
As orações I e II denotam o uso da linguagem informal, pois utilizam o aumentativo e o diminutivo como intensificadores.

C
A oração I encontra-se gramaticalmente correta, enquanto a oração II denota o uso inapropriado do aumentativo em advérbios de modo.

D
A oração II encontra-se gramaticalmente correta, enquanto a oração I denota o uso inapropriado do diminutivo em advérbios de modo.

Soluções para a tarefa

Respondido por ramoncrodrigues
10

Resposta: B

Explicação:

As orações I e II denotam o uso da linguagem informal, pois utilizam o aumentativo e o diminutivo como intensificadores.

o uso dos advérbios intensificadores "baixinho" e "fortão" são aceitos pela gramática, o vernáculo relaciona seu uso com tipos textuais no qual não utilizam no todo uma linguagem formal/culta.

Respondido por alanmuguet
0

Resposta: A resposta é a letra B

Explicação: Meu professor corrigiu essa questão

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