Disponível em: . Acesso em 06 dez. 2019.
O educador Paulo Freire denominou a educação tradicional como educação bancária, que procura reproduzir os interesses da classe dominante, não interessada em que os alunos desenvolvessem pensamento crítico. Para ele, a ideia de que somente o professor ensina, pois ele é quem tudo sabe; de que somente o professor fala e os alunos escutam pois foi ele quem estudou; de que aluno bom é aluno quieto e que o professor é quem pensa pelos alunos não é a verdadeira educação. Paulo Freire propunha uma educação conscientizadora, que levasse os alunos a serem participantes ativos de sua formação, levando-os, junto com os professores, à transformação da sociedade.
GUIRALDELLI JR, Paulo. Filosofia e História da Educação Brasileira. Barueri, SP: Manole, 2003. (adaptado)
De acordo com a figura e o texto apresentado, assinale a alternativa correta:
A - A educação bancária não existe mais nas escolas do Brasil
B - A educação bancária se caracteriza por valorizar o conhecimento do aluno.
C - A memorização dos conteúdos ministrados é um dos componentes da educação conscientizadora proposta por Paulo Freire.
D - Fazer com que o aluno se torne o sujeito de sua própria história é um dos objetivos da educação conscientizadora.
E - Paulo Freire defendia que a disciplina escolar era mais importante que o conteúdo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Resposta:
Letra D: Fazer com que o aluno se torne o sujeito de sua própria história é um dos objetivos da educação conscientizadora.
Respondido por
8
Resposta:
Resposta correta A letra D:Fazer com que o aluno se torne o sujeito de sua própria história é um dos objetivos da educação concientizadora.
Perguntas interessantes