Discutir democracia no âmbito da prática e da teoria política contemporâneas implica lidar com um evidente paradoxo: ao passo que a democracia é uma forma de governo valorizada como “positiva”, ela se distancia de seu conceito original, relacionado à participação popular direta.
GIMENES, Éder Rodrigo. Interesse social – ética, democracia e cidadania. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2021
Após a leitura do texto, sobre o tema supracitado, analise as asserções a seguir e a relação que existe entre elas:
I. É possível argumentar que a cidadania ateniense possuía um escopo muito restrito.
PORQUE
II. Excluía mulheres, escravos e estrangeiros das decisões públicas.
Acerca dessas asserções, é correto afirmar que:
Soluções para a tarefa
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Se por um lado pode-se argumentar que o escopo da cidadania ateniense era muito restrito devido à exclusão de mulheres, escravos e estrangeiros das decisões públicas, por outro, o regime democrático, ateniense outorgava mais poder político à classe trabalhadora e aos pobres em comparação à versão contemporânea.
Em relação as assertivas sobre a cidadania e democracia, é correto afirmar que:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A cidadania ateniense era muito restrita, apenas os cidadãos poderiam participar das discussões sobre os problemas sociais da cidade, e apenas 10% da população de Atena era considerada cidadã.
Os escravos, estrangeiros e mulheres eram excluídos dessas discussões, mas mesmo assim foi um marco na historia do mundo, nunca se havia pensado em um sistema tão inclusivo como esse.
Além disso, democracia ateniense foi o berço do pensamento filosófico, o racional surge da discussão e a discussão que se tinham nessas assembleias levou ao surgimento de pensadores como Zenão.
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