Geografia, perguntado por pollavitmlm1a7ra, 1 ano atrás

Discuta as principais consequencias desse plano para a economia brasileira

Soluções para a tarefa

Respondido por thaysamu
103
um Plano de Metas com previsões esperançosas para acelerar o crescimento econômico através da indústria, produção do aço, alumínio, cimento, álcalis e outros metais. Os planos estavam caminhando bem, inicialmente o Brasil atingiu 80% no crescimento da economia. Com o apoio de setores da sociedade, incluindo os militares, os empresários e sindicatos trabalhistas, o desenvolvimento econômico se tornou uma consequência das influências positivas e aliadas ao governo. Com a abertura do mercado estrangeiro a ampliação e investimentos na indústria se tornaram ainda mais fáceis, porém, não era viável aos cofres brasileiros. A emissão monetária, um dos recursos utilizados por JK, causou graves danos ao processo inflacionário. Com o uso dos recursos estrangeiros, o governo abriu portas para desnacionalização, as influências das empresas estrangeiras se tornaram ainda mais fortes e presentes no país, controlando grande parte da economia nacional. As multinacionais (empresas estrangeiras) com o tempo agravaram a economia, tomando setores de lucro e ascensão, como as indústrias automobilísticas, de cigarros, farmacêutica e mecânica. Com isso o investimento aparentemente rentável para a gestão presidencial mudou de configuração, as empresas estrangeiras dominavam o mercado brasileiro garantindo grandes lucros, muitas vezes, mais altos que o que eles investiam no Brasil
Respondido por makmorales
18

As principais consequências desse plano para a economia brasileira, o Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, foi a modernização das indústrias brasileiras e o início da substituição das importações pela produção interna.

O Plano de Metas de Juscelino Kubitschek focava na construção de estradas e rodovias, de usinas hidrelétricas para a geração de energia, bem como na construção de Brasília e desenvolvimento da marinha mercante.

Algumas heranças malditas de tal plano foram a ineficiência logística brasileira, que possui rodovias com altos custos de frete em vez do uso do transporte ferroviário e aquaviário para o transporte das produções.

A construção de Brasília foi uma estratégia política para afastar e blindar os políticos contra manifestações populares nas áreas mais populosas do país, os estados do Sudeste.

Para mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/18207858

Anexos:
Perguntas interessantes