Discuta a importancia do condutor terra nos aparelhos e nas residencias
Soluções para a tarefa
Como o aterramento elétrico é feito?
Uma viga é fincada na terra e é conectada a fios de cor verde e amarela, e esses fios percorrem a casa toda. O serviço deve ser feito por um eletricista profissional para que nenhuma ligação errada seja feita e colocando em risco a segurança dos moradores.
Sim temos tensões 110 volts e 220 volts isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque. É o contrário do que rola com os aparelhos elétricos.
Sua casa possui aterramento elétrico? E os aparelhos, possuem fio terra? Esses elementos são mais importantes para sua segurança do que você imagina. Nesse artigo você vai descobrir o porquê. Confira:
Fio terra
O fio terra nada mais é que um fio de cobre que funciona como dispositivo de segurança. Como o próprio nome já diz, ele faz a ligação dos aparelhos com a terra, o que garante o funcionamento pleno dos aparelhos eletrônicos, pois os protegem dos picos de energia que podem queimar as peças. O fio terra também é responsável por desviar as correntes elétricas extras que excedem dos aparelhos, protegendo, assim, as pessoas contra choques elétricos que podem ocorrer quando entram em contato com um chuveiro, por exemplo.
O fio terra é um elemento de segurança obrigatório, deve ser instalado em todas as tomadas e pontos de energia da residência. Um circuito elétrico projetado por um profissional de qualidade possui um sistema de aterramento, garantindo a segurança e durabilidade da rede elétrica de uma casa.
Novo padrão de tomadas com três pinos
Você sabe por que no novo padrão as tomadas possuem 3 pinos? Exatamente para fazer essa proteção, o terceiro pino é o pino de aterramento que desviará as cargas excedentes. A instalação de tomadas com 3 pinos é obrigatória pela NBR-5410 da ABNT.