ENEM, perguntado por Lua2271, 7 meses atrás

discurso sobre o prêmio nobel

Soluções para a tarefa

Respondido por namorandoabruna
3

Explicação:

Na semana passada todos os olhos se voltaram para os vencedores do Prêmio Nobel de 2020. Sendo o prêmio mais prestigiado do mundo, ele consagra conquistas científicas, literárias e humanitárias.

Além de sua causa nobre e extremamente importante, a premiação indica como se encontra o cenário internacional e as interpretações do que é visto como mais relevante na época.O Prêmio Nobel tem a capacidade de chamar a atenção para problemas das mais diversas vertentes, podendo ser causas sociais, econômicas ou ambientais. Por esses motivos, quando são anunciados, os vencedores viram notícia pelo mundo todo.

O testamento que deu início ao Prêmio Nobel

Alfred Nobel (1883-1896) foi um químico autodidata que, durante toda a sua vida, trabalhou no desenvolvimento e explosivos com o objetivo de encontrar o equilíbrio e o controle no uso da nitroglicerina, o que o levou até a dinamite, sua maior descoberta. No entanto, especula-se que a ideia de suas invenções serem utilizadas para fins violentos sempre o atormentou.

Em 1985 Alfred assinou seu último testamento no qual especificou que a maior parte de sua fortuna deveria ser dividida em partes para “aqueles que, durante o ano anterior, tiverem conferido o maior benefício para a humanidade”. Sua herança deveria ser dividida em cinco partes: física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz.

Dessa forma em 1900 foi criada a Fundação Nobel, responsável por selecionar os ganhadores e organizar o financiamento de prêmios para as cinco categorias estipuladas no testamento de Alfred. Em 1901 foi realizada a primeira premiação, que segue até hoje, e em 1968 foi inserida a categoria “Economia”.

Perguntas interessantes