Discurso da servidão Voluntária e Étienne de La Boetie. Motivos apontados pelo autor, que levam uma população inteira a se submeter a uma pessoa só.
Soluções para a tarefa
Segundo o autor, o homem nasce livre, sendo sua liberdade possível de ser obtida simplesmente por desejar, e o que o leva a abrir mão dessa liberdade (a perda do desejo pela liberdade), é diretamente ligada ao fato de serem enganados por alguém poderoso. “[...] os homens, enquanto neles houver algo de humano, só se deixam subjugar se forem forçados ou enganados”, diz Étienne. Porém, além de ser tomado a liberdade através da força, há a entrega expressa, sem luta ou resistência à quem cerceou sua liberdade.
Étienne cita três principais motivos que levam alguém a servir voluntariamente: nascer na servidão (“Assim é: os homens nascem sob o jugo, são criados na servidão, sem olharem para além dela, limitam-se a viver como nasceram, nunca pensam ter outro direito nem outro bem senão o que encontraram ao nascer, aceitam como natural o estado que acharam à nascença" ), covardia ( “o tirano submete uns por intermédio dos outros” ).