Discorra sobre os três períodos principais na trajetória das teorias administrativas: o período clássico, o período sistêmico e o período atual. Quais são as características das empresas nesses três períodos?
Soluções para a tarefa
Período clássico surgiu após o advento da Revolução Industrial e é caracterizado por duas teorias principais, a abordagem clássica e abordagem científica.
Na abordagem clássica proposta por Fayol há ênfase na estrutura organizacional, na forma de organização e disposição dos órgãos e suas interações. Na abordagem científica introduzida por Taylor, havia ênfase nas tarefas: o objetivo era aumentar a eficiência da organização através da eficiência operacional. O foco principal era a divisão do trabalho e houve estudos de tempos e movimentos para realizar as atividades.
Período Sistêmico visa visa a organização como um sistema aberto, através de interações e troca de ideia e experiências com o meio. É caracterizada por três escolas principais: Cibernética, Matemática e de Sistemas. A Escola Cibernética estuda a integração de comunicação entre animal e máquina. A Teoria Matemática é relacionada a pesquisa operacional, dando ênfase a abordagem quantitativa para a tomada de decisão. Teoria de Sistemas não visa criação de soluções práticas e sim a formulação de diversas teorias que podem ser aplicadas a diferentes realidades.
O período atual é baseado em tomada de decisão para atingir determinado objetivo. As funções administrativas são divididas em planejamento, organização, direção e controle como forma de garantir que a empresa atinja seus resultados. Importante ressaltar que todas as teorias da administração podem ser utilizadas no período atual, sendo importante o administrador conhece-las para definir qual melhor se adequará a realidade da empresa.
Bons estudos!