Geografia, perguntado por dudszim1223455, 1 ano atrás

discorra sobre o processo de ocupação e exploração da Região Norte e sua relação com a floresta amazônica.​

Soluções para a tarefa

Respondido por tavcampos
2

A Amazônia sofre com chuvas intensas durante o ano todo, então o solo acaba sendo lixiviado, ou seja, a presença constante de água retira do solo seus componentes solúveis. O resultado disso é que apenas 14 % do solo de toda a amazônia é fértil. Assim não é possível utilizar a área da floresta para agricultura.

No entanto, isso não é motivo para muitos deixarem de avançar sobre a maior floresta do mundo para produzir: a amazônia está sendo convertida em um grande pasto. Isso é feito utilizando pasto composto pelo capim braquiaria, original da África Equatorial e adaptado a solos de baixa fertilidade e muitas chuvas. Depois disso, caso o solo não se mostre adequado para o manejo de gado, ele é corrigido, adubado e utilizado para o plantio de soja.

Inicialmente ocorre a derrubada da floresta através de queimadas, em segundo lugar, como descrito, é implantada a pecuária e, em terceiro lugar, nas áreas ocupadas começa a ocorrer a agricultura mecanizada. Como explicado, o plantio da soja não é possível em todas as áreas desmatadas. Desta maneira, em muitas delas é mantido pasto.

Respondido por kopo
1

Resposta:

Região Norte - Maior macrorregião do País, é onde está localizada grande parte da Amazônia Brasileira. Possui 3.869.639,9 quilômetros quadrados, ou seja, mais de 45% do território brasileiro e compreende os estados do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e Tocantins.

Perguntas interessantes