Sociologia, perguntado por santoslimavanessa215, 6 meses atrás

discorra sobre cada classificação das políticas e exemplifique cada uma:  políticas redistributivas  políticas distributivas  políticas regulamentadoras  políticas constitutivas a política de assistência social visa atender às necessidades sociais e de proteção dos desiguais, em contraposição aos requerimentos da rentabilidade econômica. como consequência, impõe um chamamento à promoção da justiça, o que garante sua condição de direito de cidadania e de componente da seguridade social. a assistência social é reconhecida pela constituição federal de 1988 como política pública que compõe o tripé da seguridade social brasileira - saúde, previdência social e assistência social. esta política é não contributiva, de direito de quem dela necessitar e de responsabilidade e de dever do estado. ela visa, conforme disposto na própria loas (lei orgânica da assistência social - lei n. 8.742/1993), prover os mínimos sociais, atender às necessidades básicas dos cidadãos, defender direitos e garantir a proteção social. assim, a assistência social, busca atender às necessidades sociais, não pode ser subordinada à rentabilidade econômica, e desta forma, não pode gerar lucros para quem a executa e nem seus serviços podem ser vendidos no mercado. nestes termos disserte em qual das classificações a política de assistência social se encaixa ?​

Soluções para a tarefa

Respondido por cruzfabio2014
0

Resposta:

Nem sempre a saúde foi pensada como algo público. Somente com a consolidação dos Estados nacionais modernos é que as populações passam a ser consideradas como algo a ser preservada. O crescimento das cidades e o aumento das populações vivendo nos mesmos espaços fez com que surgissem preocupações com epidemias, taxas de natalidade, mortalidade e a organização das cidades para que as pessoas vivessem melhor. A saúde como bem público começa no século 17 na Europa. O movimento de institucionalização da saúde, como uma preocupação do Estado ganha mais força ainda no século 19, com a institucionalização da Higiene na França, que é vista como parte da medicina e da administração pública, que precisa manter a população saudável.

No Brasil, as intervenções sobre a saúde da coletividade ganham força durante a República Velha, como estratégia de saneamento dos espaços de circulação da economia cafeeira. É a época de Oswaldo Cruz e das campanhas sanitárias, em que se destacam as medidas de saneamento voltadas à erradicação da Febre Amarela urbana e a vacinação obrigatória contra a varíola. Porém o modelo de seguridade social apresentado pelo SUS existe há pouco mais de 30 anos. Até a década de 1920 a população geral e, principalmente de baixa renda, dependia da caridade das Santas Casas de Misericórdia para ter acesso a serviços de saúde, ainda muito precários. A partir da década de 1920, passamos a seguir um modelo de Seguro Social, que assegurava serviços de saúde aos contribuintes da Previdência Social. É apenas a Constituição de 1988 que vai prever a saúde como um direito de todo cidadão.

Perguntas interessantes