discorra sobre as características de cada conceito: Integração, Segregação, Inclusão e Exclusão. Analise a imagem acima e identifique qual seria a mais adequada para representar cada um deles. De acordo com a sua percepção sobre a Inclusão social e com o auxílio da imagem, por que a discussão a respeito da inclusão no ambiente escolar ainda se faz tão necessária nos dias atuais?
Soluções para a tarefa
O conceito de integração encontra-se relacionado a capacidade de integrar os indivíduos com limitações em classes regulares, mas ainda havendo afastamento de algumas atividades, ao passo que o conceito de segregação é considerado como o mais ultrapassado, visto que o preconceito segregava os alunos com deficiências dos demais.
Já o conceito de inclusão permite que os alunos com necessidades educacionais especiais recebam o atendimento de professores preparados, tecnologias assistivas, e eliminação de barreiras, para que haja uma maior equidade do acesso ao conhecimento.
RESPOSTA E EXPLICAÇÃO:
Exclusão: nenhuma atenção é provida aos grupos em minoria (devido a sua raça, gênero, deficiência ou qualquer outra condição considerada como diferente). Se trata de deixar de lado, fingir que algo ou alguém não existe.
Segregação: as pessoas são distanciadas da sociedade e da família, geralmente atendidas em instituições específicas por motivos religiosos ou filantrópicos, e têm pouco ou nenhum controle sobre a qualidade da atenção recebida. Surgiram ao longo do tempo escolas especiais, assim como centro de reabilitação e oficinas protegidas de trabalho, pois grupos de domínio começaram a admitir que as minorias poderiam ser produtivas se recebessem escolarização e treinamento específico. Significa "separar " as pessoas num só lugar e por último.
Integração: é a capacidade de integrar os indivíduos com limitações em classes regulares, mas ainda havendo afastamento de algumas atividades, ao passo que o conceito de segregação é considerado como o mais ultrapassado, visto que o preconceito segregava os alunos com deficiências dos demais. Quando a pessoa com deficiência começou a ter acesso à classe regular, desde que se adaptasse e não causasse nenhum transtorno ao contexto escolar, começamos a presenciar a fase de integração na linha do tempo da educação inclusiva. Ou seja, as pessoas com deficiência têm de se adequar à sociedade dominante, às suas regras.
Inclusão: permite que os alunos com necessidades educacionais especiais recebam o atendimento de professores preparados, tecnologias assistivas, e eliminação de barreiras, para que haja uma maior equidade do acesso ao conhecimento. Com o avanço da sociedade a luta pela inclusão social e pelo respeito à diversidade se fortalece e faz crescer, em todo o mundo, a busca por um mundo que possa atender a todos, sem rótulos e sem classificações discriminatórias. É aceitar as diferenças, valorizar cada pessoa, conviver dentro da diversidade humana.
Quanto a imagem entende-se que a letra “a” trata-se da inclusão; letra “b” da exclusão; letra “c” da segregação e; letra “d” da integração.
A discussão referente a inclusão no ambiente escolar ainda é extremamente necessária nos dias atuais, tendo em vista que muitas vezes a educação ainda não se faz presente de forma tão inclusiva. A educação inclusiva tem o objetivo de levar a educação a todos sem exclusão dentro do processo de ensino e aprendizagem. A educação é muito importante para a sociedade, pois, mediante a ela pode-se gerar conhecimento e contribuir na formação de pessoas para a sociedade. Tal iniciativa é muito importante em um ambiente educacional, uma vez que contribui para o desenvolvimento de uma sociedade melhor e justa para todos.