Discorra sobre a polarização politica do periodo constitucional
Soluções para a tarefa
Resposta:O governo constitucional foi a fase do período em que Getúlio Vargas esteve na presidência que abrangeu os anos entre 1934 e 1937. Essa fase do governo de Vargas, apesar do nome, foi marcada pela radicalização da política brasileira a partir da atuação de diversos grupos políticos, bem como pela centralização do poder aplicada aos poucos, o que levou à construção do Estado Novo.
Governo constitucional e a radicalização da política
O governo constitucional de Getúlio Vargas foi iniciado em meio ao clima de grande expectativa a respeito da democratização da nação. Essa expectativa era resultado da promulgação da Constituição de 1934, considerada, em partes, bastante avançada. A expectativa com o futuro do país acontecia principalmente porque essa Constituição criava prerrogativas que limitavam o poder do Executivo.
Explicação:
A polarização política do Período Constitucional deveu-se pela ascensão do fascismo na sociedade brasileira.
Polarização Política do Período Constitucional
Com o avanço dos movimentos fascistas no mundo, foi questão de tempo para que no Brasil aparecesse a presença de movimentos espelhados no fascismo europeu.
Em outubro de 1932, foi criado o partido denominado “Ação Integralista Brasileira” que tinha influência fascista e pregava um governo autoritário e centralizador. Possuía uma grande visão anti semita sobre a presença dos judeus na economia brasileira.
Em decorrência dos movimentos fascistas, surgiu um partido em contraposição a essas ideias, a “Aliança Nacional Libertadora” era composta de vários setores da sociedade, contando com grande presença da população operária brasileira e de intelectuais de esquerda.
Com o partido AIB de caráter fascista, e o partido ANL de caráter comunista, criava-se a polarização política no Brasil.
Saiba mais sobre "Polarização Política no Período Constitucional” aqui: https://brainly.com.br/tarefa/18339233
#SPJ2