Português, perguntado por luan99567957, 7 meses atrás

 Discorra acerca da noção de certo X errado, tendo em vista as diversas situações de interlocução.

RESPOSTA:

Soluções para a tarefa

Respondido por raissaalmeida
8

Resposta:

Mais uma vez a adequação vocabular representa o ponto fundamental da discussão ora abordada. Nesse sentido, temos que a noção de certo e errado, mesmo denotando pontos conflitantes, carece de uma discussão um tanto quanto apurada, tendo em vista que, para a Sociolinguística, a mutabilidade e a variabilidade são características inerentes a qualquer língua natural.

Dessa forma, muito se discute sobre o caráter hegemônico que a linguagem formal tem sobre a linguagem do dia a dia. A título de exemplificação, vale dizer que essa heterogeneidade resulta das variações linguísticas presentes nos grupos sociais como um todo. Pessoas de diferentes grupos se expressam de diferentes formas, levando-se em consideração o contexto em que se materializa a interlocução.

Como exemplo prático, há que se estabelecer uma semelhança entre o modo de falar e o modo como nos vestimos no dia a dia, ou seja, tudo se trata de uma perfeita combinação, na qual adequamos nosso traje às diferentes situações cotidianas. Portanto, há uma significativa diferença entre o discurso proferido mediante uma roda de amigos, uma mensagem rápida trocada por e-mail ou mesmo pelo celular, e entre uma redação empresarial, um artigo científico e uma produção textual. Eis a questão da diferença que demarca ambos os pressupostos.

Explicação:

Perguntas interessantes