Discorra a afirmação " as fontes de água são abundantes, porém, quase sempre, mal distribuídas "
Soluções para a tarefa
O Brasil possui aproximadamente 12% da água doce em todo mundo. Além de ter uma grande diversidade de rios, tem reservas hidrográficas subterrâneas invejáveis. O maior deles, o aquífero guarani ao sul do país, mas também possuindo o aquífero Alter do Chão no norte.
Com essa abundância de água, o Brasil não é homogeneamente distribuída no país. As chuvas ocorrem mais nas regiões Norte e Sul, sendo que o Nordeste é a região mais afetada pela seca.
O curso dos maiores rios brasileiros estão ao Norte, sendo o Centro-oeste e o Sudeste os maiores beneficiados pelo curso deles. Isso ocasiona em uma má distribuição de água, considerando que uma grande parte da população mora ao Nordeste.
Em confronto às secas, o Nordeste utiliza de caminhões-pipa para fazer o serviço de remanejamento de água. Mas isto só ocorre em níveis extremos de falta de água, o que não previne novas secas, só ajuda momentaneamente.
Dessa forma, uma maneira de distribuir melhor a água, seria fazendo desvio no curso de rios, com estudo geográfico do terreno e prevendo efeitos positivos e negativos. Um projeto desse tipo que já foi realizado no Brasil, foi a transposição do Rio São Francisco, ideia de 1840, iniciada em 2007 e terminada em 2016. Porém teve mais efeitos negativos, que positivos segundo relatórios após o término do projeto.