DISCIPLINA: REDAÇÃO
ATIVIDADE 1)
Para exercitar teus conhecimentos sobre como desenvolver um repertório sociocultural significativo que possa ajudar a aprofundar a tua argumentação sobre o tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, escolha:
a) uma cena de filme, série ou novela que pode ser citada em tua argumentação e, descreva (esta cena) e justifique tua escolha. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ b) um pensamento de um filósofo, sociólogo... que, também, possa ser usado para fundamentar a tua argumentação e, justifique a tua escolha. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Soluções para a tarefa
1 )
A ) No filme “Coringa”, é retratado a vida de Arthur Flack, um fracassado comediante que possui transtornos mentais e tornou-se palhaço nas ruas de Gotham City. Ao longo da trama, a narrativa revela que Arthur sofre de uma doença denominada de Transtorno de Expressão Emocional Involuntária, cujo aspecto marcante é a risada incontrolável, mas também exibe sintomas de depressão. Além disso, ele é negligenciado, ignorado e atacado pelas pessoas devido a sua condição.
B ) Augusto Cury, no seu livro “Ansiedade: como enfrentar o mal do século”, afirma que a depressão abarca um número assombroso de pessoas, e ademais, pode-se afirmar que a depressão é o principal fator para o suicídio, justamente por se caracterizar de um sofrimento exacerbado diante de uma situação de dor emocional.