DISCIPLINA: LITERATURA BRASILEIRA: POÉTICA (982) -
Leia o soneto a seguir:
Ardor em firme coração nascido;
Pranto por belos olhos derramado;
Incêndio em mares de água disfarçado;
Rio de neve em fogo convertido:
Tu, que em um peito abrasas escondido;
Tu, que em um rosto corres desatado,
Quando fogo, em cristais aprisionado;
Quando cristal em chamas derretido.
Se és fogo como passas brandamente,
Se és neve, como queimas com porfia?
Mas ai, que andou Amor em ti prudente!
Pois para temperar a tirania,
Como quis que aqui fosse a neve ardente,
Permitiu parecesse a chama fria.
Gregório de Matos.
In:
MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos.Seleção e prefácio de José Miguel Wisnik. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. p. 232.
Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso para as afirmações a seguir, considerando o Soneto:
( ) No soneto a apresentação das antíteses não só padronizam e revelam a paixão do eu-lírico como mostram a tensão dos sentimentos do homem que vive entre o sagrado e o profano.
( ) O poeta, ao fazer uso das oposições, mostra o conflito do homem barroco, que vive entre o amor carnal e o amor espiritual.
( ) O paradoxo neve ardente representa uma forma de liberação do eu-lírico para viver a paixão.
( ) o amor para o poeta representa o pecado, algo antirreligioso, que deve ser controlado e reprimido.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses acima é:
A)
V-V-F-V
B)
V-F-V-F
C)
V-V-F-V
D)
V-V-V-V
E)
V-V-V-F
Soluções para a tarefa
A afirmativa correta é a letra c. V-V-F-V
( ) No soneto a apresentação das antíteses não só padronizam e revelam a paixão do eu-lírico como mostram a tensão dos sentimentos do homem que vive entre o sagrado e o profano.
VERDADEIRO, a presença do conflito apresentado nos remete a um homem que se via diante de um contexto de oposições e paradoxos, a todo momento vivendo entre ideias de pecado e pensamentos opostos, como ideias de punição e de arrependimento.
( ) O poeta, ao fazer uso das oposições, mostra o conflito do homem barroco, que vive entre o amor carnal e o amor espiritual.
VERDADEIRO. O conflito do homem diante do amor carnal e espiritual apenas nos reflete a existência de grande dúvida na cabeça do homem barroco e do medo diante do pecado.
( ) O paradoxo neve ardente representa uma forma de liberação do eu-lírico para viver a paixão.
FALSO. O medo de viver a paixão é evidente, e é fruto das grandes dúvidas existenciais que o homem barroco apresentava. Logo, não representa a libertação para o amor.
( ) o amor para o poeta representa o pecado, algo antirreligioso, que deve ser controlado e reprimido.
VERDADEIRO. O amor é apresentado pelo e para o homem barroco como pecaminoso, necessitando de repressão e é importante que seja vetado.