Direitos como segurança, não ser mantido escravo, não sofrer qualquer tipo de tortura, não ser arbitrariamente preso ou detido, direito à presunção de inocência, à locomoção e à residência, de deixar o país e a ele regressar, entre tanto outros; inscrevem-se no rol de direitos humanos básicos. Contudo, essas são garantias ainda a serem alcançadas, visto que não representam a realidade vivida pela maioria das pessoas em nosso país.
SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4.
Considere o texto e seus estudos anteriores e analise as afirmações abaixo considerando a realidade brasileira:
I. Acontecem violações nos direitos humanos relacionados à segurança.
II. Cor da pele interfere em julgamentos e até prisões.
III.O trabalho escravo foi há muito abolido.
IV. A violência urbana ocorre de forma independente, sem ferir os direitos humanos.
Soluções para a tarefa
O Brasil é um país onde a escravidão demorou a ser abolida, sendo um fato que ocorreu há apenas 130 anos, deixando marcas complexas em nossa sociedade, que é estruturalmente racista.
Por isso, a cor da pele interfere negativamente na vida de pessoas negras, dada a carga histórica de exploração e opressão que permanece no imaginário cultural. Além disso, a violência urbana atinge majoritariamente pessoas negras e pobres.
As afirmativas I e II são verdadeiras.
Resposta:
I e II.
Explicação:
Resposta Correta:
Correta I e II.
Feedback da resposta: Resposta Correta. O preconceito racial interfere nos direitos humanos, fazendo com que, por vezes, eles não sejam respeitados. O direito a segurança é muitas vezes comprometido, especialmente nas grandes cidades.