Direito e Moral são dois parâmetros, duas determinantes de condutas socialmente corretas, cada um com suas características e formas de imposição diferentes, mas que estão sempre juntos, de alguma forma. A ideia de que tudo que é direito é moral nem sempre é verdadeira.
Diante da informação e considerando Direito e Moral, assinale alternativa que sinaliza o elemento que diferencia esses dois conceitos.
Alternativas
Alternativa 1:
Autonomia do direito.
Alternativa 2:
Manifestação da vontade.
Alternativa 3:
A moral visa o bem social.
Alternativa 4:
O direito visa o bem individual.
Alternativa 5:
A Punição por parte do Estado.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a Alternativa 1: Autonomia do direito.
Moral é individual, interna, pertence à conduta individual da pessoa, ao seu consciente ou inconsciente, ao seu íntimo, enquanto o Direito representa sempre uma alteridade, uma relação jurídica.
Tanto a Moral como o Direito possuem conteúdos éticos, isto é, o sentido de agir. A ação, ou mais amplamente a conduta, pode ser ética ou jurídica.
Espero ter ajudado.
Resposta:
Alternativa 5: A Punição por parte do Estado.
Explicação:
Está explicado no Livro pg 19
A Moral é unilateral, pois não há punição uma vez que a norma foi descumprida. No Direito, porém, há uma bilateralidade, uma vez que há uma imposição do comportamento do individuo na sociedade, e quando este é descumprido, há uma sanção (punição) por parte do Estado.
Assim, observamos que, entre o Direito e a Moral, apesar de parecerem a mesma coisa em muitos momentos, a diferença fica clara quando se fala na punição e na criação da norma de cada um deles.