Direito e a Moral são regras sociais que regulam o comportamento do homem em sociedade, definindo um conceito de comportamento que é certo e o que não se enquadra neste comportamento é tido como errado. Se observarmos os fatos que acontecem na sociedade, desde os primórdios, é possível enxergarmos que existem regras sociais que se cumprem de maneira espontânea, como por exemplo, ser bom e honesto. Tais comportamentos são cumpridos sem a necessidade de ninguém nos forçar para agir dessa maneira, é o mundo de conduta espontânea, onde estas regras sociais são cumpridas, muitas das vezes, sem nem percebermos, este é o campo de atribuição da moral. Já por outro lado existem regras sociais que o homem em sociedade só cumpre de forma obrigatória ou forçada, este é o campo de atribuição do Direito, regra social que tem como sua essência a coercibilidade, visando regular o homem em sociedade de forma jurídica tendo a figura do Estado como regulador dessas regras de organização, onde não sendo cumpridas tais regras, o homem será forçado a cumpri-las e se enquadrar nesses ditames.
Direito e moral: as principais distinções. Âmbito jurídico: o seu portal jurídico da internet. Publicado em setembro, 2009.
Sobre o Direito e a Moral, assinale a afirmação incorreta:
Escolha uma:
a. Direito e a Moral são espécies do gênero instrumentos de controle social, mas não se pode afirmar que eles se completam e se influenciam.
b. A Moral possui campo mais amplo que o Direito, pois abrange deveres, além daqueles para com os membros da sociedade, para com a própria pessoa e até mesmo com Deus.
c. Pode-se afirmar que o Direito possui a sujeição ao querer alheio, pois as regras jurídicas que nos são impostas, não dependem da manifestação de nossas vontades.
d. No Direito, as normas são bilaterais, isto é, ao mesmo tempo em que impõem um dever jurídico a alguém, apresentam um direito ou poder a outrem. Já a Moral impõe apenas deveres e, com isso, não há como se exigir uma conduta de outrem.
e. O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis tem uma base territorial, elas valem apenas para aquela área geográfica onde uma determinada população ou seus delegados vivem.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:a. Direito e a Moral são espécies do gênero instrumentos de controle social, mas não se pode afirmar que eles se completam e se influenciam.
Explicação:
Respondido por
5
A alternativa incorreta sobre direito e moral é a letra A, haja visa que apenas o direito é um instrumento de controle social, mas a moral é criada pela própria comunidade.
O que é moral e quais seus benefícios?
A moral tem como principal característica a uniformidade das ações. Dessa forma, é por meio dela que todo ser humano é pressionado para seguir uma forma de comportamento preestabelecido. Sendo assim, os benefícios que a moral traz consigo é a harmonia social, haja vista que todos devem respeitar os espaços individuais.
Aprenda mais sobre moral aqui: brainly.com.br/tarefa/20836905
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes