Administração, perguntado por vanderson7728, 1 ano atrás

Direcionar uma organização para um mesmo caminho é um grande desafio, tendo em vista que são indivíduos diferentes, com visão de mundo e vivência completamente diversa. Porém, essa maior diversidade vai agregar vantagem competitiva, pois será fundamental essa maior diversidade na visão de mundo e na busca por soluções para clientes. Dessa forma, será fundamental que a liderança consiga trabalhar de forma harmoniosa com as diferenças individuais. Elaborado pelo professor, 2019. Considerando o texto e os estudos sobre a importância das diferenças individuais, analise as afirmativas a seguir. I. Para que a organização tenha um direcionamento para o mesmo caminho o líder precisa ser efetivo para exercer sua força de autoridade para sustentar as diferenças individuais. II. Grande parte das empresas não conseguem agregar vantagem competitiva na gestão da diversidade, pois essas diferenças desestimula a criatividade das equipes e acentua as desigualdades. III. A

Soluções para a tarefa

Respondido por raphaelrv
0

Resposta:

Alternativa 2: III, apenas.

Explicação:

Com dúvida.

Acredito que a melhor resposta seja a Alternativa 2: III, apenas. Isso porque o item I não tem sentido frente a tudo que estudamos, “exercer sua força de autoridade” não é papel de um líder, quem trabalha dessa maneira é “o chefe”.  

O item II tem várias passagens que vão ao seu encontro (páginas 29, 30, 31, e 38). Ainda que no final da citação da página 29 vá contra o enunciado (No entanto, também pode gerar problemas potenciais em termos de conflitos interpessoais, rotatividade de mão de obra e comunicação menos fluida) mas, os pontos positivos são maiores, principalmente a primeira parte da citação da p. 29 e a citação da página 38.

Por fim, o item III a melhor resposta que encontrei foi a da p. 29, conforme pode ser visto abaixo, fazendo deste, o item verdadeiro.

I. Para que a organização tenha um direcionamento para o mesmo caminho o líder precisa ser efetivo para exercer sua força de autoridade para sustentar as diferenças individuais.

Vide p. 30 da Apostila Capacidade e Desenvolvimento de Pessoas

Trabalhar com cargo que demanda o exercício de poder exige a compreensão de que se trata de algo transitório atrelado ao cargo. Nos cargos de comando exige-se dedicação e habilidades para conduzir as múltiplas obrigações. Saber conciliar os conflitos pessoais e esperar o momento certo constituem fatores de sucesso profissional (FONTENELE-MOURAO, 2006).

II. Grande parte das empresas não conseguem agregar vantagem competitiva na gestão da diversidade, pois essas diferenças desestimula a criatividade das equipes e acentua as desigualdades.

Vide p. 29 da Apostila Capacidade e Desenvolvimento de Pessoas. “A diversidade, quando bem administrada, cria uma vantagem competitiva em seis áreas: custo, aquisição de recurso, marketing, criatividade, solução de problemas e flexibilidade organizacional, pois agrega valor diferenciado a empresa. No entanto, também pode gerar problemas potenciais em termos de conflitos interpessoais, rotatividade de mão de obra e comunicação menos fluida (ROBBINS, 2005).

Vide p. 30 da Apostila Capacidade e Desenvolvimento de Pessoas. “Como você pode ver neste tópico, a diversidade dos indivíduos nas organizações vem sendo cada vez mais importante para as empresas, assim, a capacidade de conseguirmos nos relacionar e comunicar de forma mais assertiva e positiva possível com as pessoas está ficando imprescindível.”

Vide p. 31 da Apostila Capacidade e Desenvolvimento de Pessoas. “Como destacamos anteriormente, a capacidade de comunicação assertiva dentro das organizações e um dos princípios para se conseguir compreender os indivíduos e assim conseguir vantagem competitiva através da diversidade das pessoas.”

Vide p. 38 da Apostila Capacidade e Desenvolvimento de Pessoas. “Já vimos anteriormente que a gestão da diversidade nas organizações favorece a sua competitividade, na medida em que eleva o desempenho das pessoas, estimula a criatividade e cria um clima de reciprocidade com elevado nível de envolvimento.”

III. A busca de soluções para os clientes de uma empresa vai ser impactado pela gestão da diversidade, pois ela favorece a competitividade do negócio.

Vide p. 29 da Apostila Capacidade e Desenvolvimento de Pessoas

O Instituto Ethos, em parceria com o SEBRAE, publica anualmente alguns indicadores muito interessantes em que podemos suscitar aqui alguns pontos positivos quando existe diversidade dentro das organizações, sendo eles:

(...)

■ Adaptação ao perfil dos clientes: Ter melhores condições de colocar seus produtos e serviços no mercado, atendendo a consumidores cada vez mais diferenciados e exigentes.

Perguntas interessantes