Dinamismo, flexibilidade e inovação são pontos-chave para o futuro das organizações. Inúmeros fatores influenciarão cada vez mais este futuro, alguns deles são:
Soluções para a tarefa
Dinamismo, flexibilidade e inovação são pontos-chave para o futuro das organizações. Inúmeros fatores influenciarão cada vez mais este futuro, alguns deles são:
1. Mudança – ambiente cada vez mais turbulento que exigirá das organizações além da flexibilidade, jogo de cintura, alterações e melhorias contínuas.
2. Globalização – As organizações deverão crescer em tamanho e em complexidade ampliando fronteiras e domínios.
3. Complexidade – atividades mais diferenciadas gerando problemas de integração e coordenação.
4. Gestão do Conhecimento – continuarão com problemas na acumulação e quanto à utilização deste conhecimento. Serão destaque atividades intelectuais voltadas ao detrimento das atividades rotineiras.
5. Democracia – abertura a sugestões e à persuasão e não a coerção que se baseia no exercício da autoridade como meio de coordenação do trabalho.
6. Participação – no futuro, o modelo adotado pelas empresas é o de equalização do poder e não o da diferenciação, reduzindo diferenças impostas pela hierarquia de autoridade.
7. Alianças Estratégicas – criação de uma enorme rede (networking) entre as empresas através de tecnologias de gestão de relacionamento com clientes, fornecedores de recursos de serviços, concorrentes, agências reguladoras, etc). As fronteiras organizacionais estarão próximas de desaparecer.
8. Tecnologia da Informação – influência cada vez maior sobre as empresas, acelerando o trabalho organizacional.
9. Capital Humano e Capital Intelectual – influência maior das pessoas, dos profissionais e dos cientistas crescente no seio das empresas.
10. Stakeholders – a empresa deverá satisfazer a múltiplas expectativas dos grupos de interesses envolvidos, grupos estes que contribuem direta ou indiretamente para o sucesso organizacional.
11. Ética e Responsabilidade Social – novas técnicas administrativas serão criadas para avaliação do desempenho em todas as esferas da atividade da empresa. Balanços contábeis e demonstrações financeiras deverão agregar o balanço social e as demonstrações de responsabilidade social.