Diluindo-se 0,1 L de solução de cloreto de sódio de concentração igual a 15 mol/L, ao volume final de 0,15 L, qual será concentração final em mol/L?
Soluções para a tarefa
Resposta:
C2= 10 mol/L
Explicação:
Diluição
Aplicar
C1V1= C2V2 onde C1= concentração inicial, V1= volume inicial, C2= concentração final, V2= volume final
Dados
V1= 0,1 L
C1= 15 mol/L
V2= 0,15 L
C2= ?
C2= 15 mol/L * 0,1 L ÷ 0,15 L
C2= 10 mol/L
Resposta:
Concentração final é igual a 10mols/L.
Explicação:
Para resolvermos questão de diluição precisamos ter o conhecimento sobre a equação da diluição, que é bastante simples, porém para entender-lá precisamos saber o que é uma diluição em termos químicos.
Veja: Diluir um solução nada mais é que, diminuir a sua concentração, ou seja, deixá-la menos concentrada em outras palavras... Deixar a solução mais ''fraca'' como se fosse um suco, deixar ele fraco, ou ralo. Nesse sentido, sabemos que a solução é composta pelo soluto e pelo solvente e que o soluto se dissolve no solvente. Logo, diluir significa ao pé da letra ADICIONAR solvente, novamente só é pensarmos em um suco, em que o soluto é a fruta e o solvente é a água, para diluirmos o suco o que nós fazemos? Nós ADICIONAMOS água, ou seja, adicionamos solvente.
Agora, já que sabemos o conceito de diluição para entender a equação fica mais fácil. Observe que, quando nós diluímos uma solução a quantidade de soluto antes da diluição e quantidade de soluto depois da diluição é a mesma, afinal, apenas a QUANTIDADE DE SOLVENTE foi alterada. Essa é a premissa da equação da solução.
Assim, para chegarmos até ela precisamos ver a equação da concentração que é C(concentração molar)=n(número de mols do soluto/v(volume da solução)------C=n/v. Perceba que, se isolarmos o ''n'' número de mols do soluto de um lado da equação, ficará: C.v. Isso significa que a concentração multiplicada pelo volume é igual ao número de mols do soluto, lembra que eu disse que o número de mols dele não se altera no processo de diluição, portanto, a equação de diluição consiste em igualar o número de mols do soluto das duas solução (antes e depois), assim:
C(antes)Xv(antes)=C(depois)Xv(depois)
Repare que essa equação é verdadeira, porque nós só estamos igualando C.v que é equivalente a ''n'', e que nós já sabemos que ''n'' não se altera, ou seja, antes e depois ele é IGUAL.
Sabendo disso só precisamos substituir os valores dados pela questão na equação e descobrir o valor que falta. No problemas, ele deu o volume inicial=0,1L, a concentração inicial=15mol/L e o volume final=0,15L, isso quer dizer que vamos ter que descobrir a concentração final.
A conta fica assim:
0,1X15=0,15XC(final), isolando o C(final) na equação e fazendo as contas o C(final)=10mols/L.