Português, perguntado por gabrielearianef, 8 meses atrás

Digo que não é diferente o nosso ditame, senão o mesmo que o de Davi. E por quê? porque quanto o que ora se põe mais longe de Deus, tanto a sua oração chega mais perto dele. Põe-se a oração e o que ora diante de Deus como em duas balanças: enquanto o que ora mais se abate e fica mais longe, tanto a oração mais sobe e chega mais perto: ele mais longe por reverência, e ela mais perto por aceitação.
Foram dois homens ao templo a orar, diz Cristo, um fariseu e outro publicano. O fariseu, como religioso que era daquele tempo, chegou-se muito perto do altar e do Sancta Sanctorum, e ali representava a Deus suas boas obras. O publicano, pelo contrário, pôs-se lá muito longe: Stans a longe (Lc 18, 13) - e sem se atrever a levantar os olhos ao céu, batia nos peitos, e pedia perdão dos seus pecados. Esta foi a diferença dos oradores e das orações. E qual foi o sucesso? Descendit hic. O que se chegou muito perto do altar e de Deus ficou a sua oração muito longe, porque foi reprovada, e o que se pôs muito longe: Stans a longe - chegou a sua oração muito perto de Deus, porque foi aceita.



VIEIRA, Antônio. Sermão I - Maria Rosa Mística. Disponível em: Acesso em: 16 maio. 2021.



Considerando a leitura do excerto do Sermão I - Maria Rosa Mística, de autoria de Padre Antônio Vieira, bem como as explicações sobre a estética barroca presentes em nosso material de estudo, analise as afirmações a seguir.

I. No excerto, observamos o jogo pergunta-resposta, uma das marcas da produção de Padre Antônio Vieira.
II. O texto é marcado pela linguagem simplificada, usada pelo Padre para ensinar os indígenas, e pelo conceptismo.
III. O caráter pedagógico do texto se revela ao observarmos que há no excerto o intuito de ensinar como se deve orar e conversar com Deus.

É correto o que se afirma em

Alternativas

Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

I e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por sandinhoae
21

Resposta:

I,II,III

Explicação:

Resposta página 32 e 33 do livro.

Exploração do jogo de palavras; discurso que facilitava a transmissão do cristianismo(pedagógico) afim de despertar a consciência; o jogo de palavras, o exagero da situações fazem do autor um conceptista.


engflorestalcampos: Penso que a II está incorreta, e meu pensamento se afirma com o texto do site Mundo da educação "Os sermões do Padre Antônio Vieira fazem parte do Barroco e apresentam características como: culto ao contraste, rebuscamento da linguagem, além do uso de antíteses e paradoxos."
engflorestalcampos: Assim sendo a resposta correta seria alternativa v, apenas I e III, salvo melhor análise.
Respondido por martinkoliveira
9

A alternativa que apresenta corretamente as afirmações corretas sobre o excerto do Sermão I - Maria Rosa Mística é a Alternativa 4: I e III, apenas.

I - A primeira afirmativa está correta, pois o Padre Antônio Vieira utilizava comumente interrogações retóricas em suas produções textuais, ou seja, perguntas respondidas por ele mesmo, logo em seguida.

II - A segunda afirmativa está incorreta, uma vez que o texto do Padre Antônio Vieira não é marcado pela linguagem simplificada, muito pelo contrário. Antônio Vieira é conhecido pelo rebuscamento da linguagem, onde ela se dava de maneira formal e possuindo muitos termos técnicos.

III - A terceira afirmativa está correta, já que, através do excerto, o Padre Antônio Vieira objetivava o ensinamento da oração e comunicação com Deus, caracterizando assim um texto de caráter pedagógico.

Veja mais sobre sermão de Antônio Vieira em:

https://brainly.com.br/tarefa/22785155

Anexos:
Perguntas interessantes