“Digam ao povo brasileiro que a República está feita.” Esta frase, proferida em 1889 pelo Marechal Deodoro da Fonseca, deixa explícito o fato de que a passagem da monarquia para a república foi um processo de rearticulação entre os grupos dominantes, sem maior participação popular. Que elementos da Primeira República comprovam que o sistema implantado, embora contivesse elementos de avanço, não representou a implantação de uma verdadeira democracia no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta: A proclamação da República foi um golpe de uma minoria escravocrata aliada aos grandes latifundiários, aos militares, a segmentos da Igreja e da maçonaria não tendo a participação do elemento povo, esses mesmos grupos iriam distinguir quanto à forma de governar e de tomar os rumos do país. O que deixa claro que não houve uma verdadeira democracia no Brasil
Explicação:
Em relação ao sistema democrático da Primeira República (1889 - 1930), a existência de elementos básicos como o voto de cabresto e a troca de favores demonstravam a fragilidade da democracia no período.
Contextualizando a democracia da Primeira República
O voto de cabresto e a troca de favores eram fenômenos que aconteciam recorrentemente e limitavam a expressão democrática da população.
Figuras influentes da sociedade exerciam a captação de apoio político na base da coerção e da compra de votos indiscriminada, práticas que são incongruentes com o exercício da democracia.
Saiba mais sobre a Primeira República em https://brainly.com.br/tarefa/10384252
#SPj2