DIGA NÃO AO NÃO Quem disse que alguma coisa é impossível? Olhe ao redor. O mundo está cheio de coisas que, segundo os pessimistas, nunca teriam acontecido. “Impossível.” “Impraticável.” “Não”. E ainda assim, sim Sim, Santos Dumont foi o primeiro homem a decolar a bordo de um avião, impulsionado por um motor aeronáutico. Sim, Visconde de Mauá, um dos maiores empreendedores do Brasil, inaugurou a primeira rodovia pavimentada do país. Sim, a SXY Brasil também inovou no país. Abasteceu o primeiro voo comercial brasileiro. Foi a primeira empresa privada a produzir petróleo na Bacia de Campos. Desenvolveu um óleo combustível mais limpo, o OC Plus. O que é necessário para transformar o não em sim? Curiosidade. Mente aberta. Vontade de arriscar. E quando o problema parece insolúvel, quando o desafio é muito duro, dizer: vamos lá. Soluções de energia para um mundo real. Jornal da ABI, Órgão Oficial da Associação Brasileira de Imprensa, n.º 336, dezembro de 2008, p. 4. (adaptado). O autor do texto utiliza como recurso evidente para a progressão temática:
Soluções para a tarefa
Respondido por
56
A progressão temática pode ser identificada como meio para que o texto possa ser apresentado como claro além de bem conectado. Como no exemplo acima, podemos notar a presença de uma sequência de perguntas e em seguida, a presença de respostas que possam responder aos questionamentos realizados.
Nesse sentido, as respostas são importantes para o processo de explicação e coesão que deve estar presente no texto de forma essencial e evitando confusões e ambiguidades.
Respondido por
13
Resposta:
a repetição do advérbio de afirmação “sim” articulando
as informações
Explicação:
Perguntas interessantes