diga as funções dos seguintes órgãos das plantas
A) raiz
B) caule
C) folha
por favor me ajudem!!!!!!!
Soluções para a tarefa
Raiz
A raiz é o órgão encarregado da fixação da planta em um substrato e da absorção de água e sais minerais. Quanto ao meio em que se desenvolvem, as raízes podem ser subterrâneas, aéreas ou aquáticas, e, quanto à forma, pivotantes ou axiais e em cabeleira ou fasciculadas. Podem apresentar-se, ainda, modificadas em: raízes tuberosas, sugadoras adventícias, tabulares, grampiformes e respiratórias. Algumas delas acumulam material de reservam como a mandioca, a beterraba, a cenoura etc. A extremidade de uma raiz apresenta zona embrionária, zona de distensão e zona pilífera.
Caule
O caule é a parte da planta encarregada da condução da seiva e da sustentação das folhas e órgãos de reprodução. A maioria dos caules é aérea, mas ocorrem também caules subterrâneos e aquáticos. Os caules aéreos podem ser dos tipos: tronco, estipe, colmo e haste. Os caules subterrâneos subdividem-se em tubérculos, rizomas e bulbos. Muitos caules funcionam também como órgãos de reserva, como se observa na cana-de-açúcar e na batata.
A região apical de um caule é a responsável pelo crescimento em comprimento. Nela podem-se identificar três zonas: meristemática, de distensão e de maturação.
É principalmente a distensão das células produzidas pelo meristema apical que permite aos caules crescer em comprimento. Em muitas angiospermas, o caule não cresce em espessura, mantendo a estrutura primária por toda a vida. Em outras, em decorrência do aparecimento e da atividade do câmbio, há um crescimento em espessura, desenvolvendo-se, então, uma estrutura secundária.
Folha
As folhas são formações laminares, geralmente verdes, que se desenvolvem a partir do caule. Constituem órgãos encarregados de várias funções importantes para as plantas: fotossíntese, respiração e transpiração. Variam muito quanto ao tamanho, formato, tipo de bordo e distribuição das nervuras. Quanto à forma, as folhas podem ser orbiculares, elípticas, lanceoladas, reniformes etc. Os bordos podem ser lisos, denteados, serrrilhados, crenulados etc.
A diversidade na forma das folhas vem a ser uma adaptação ao ambiente em que as plantas se desenvolvem. Nas regiões áridas, por exemplo, encontra-se, frequentemente, uma vegetação com folhas reduzidas ou ausentes, e, nas regiões úmidas e sombreadas, as plantas apresentam folhas largas. Muitas folhas podem se apresentar bastante modificadas, em adaptação a novas funções, como proteção, nutrição, fixação e reprodução. As folhas podem modificar-se em espinhos, brácteas, escamas, gavinhas etc. Uma folha típica apresenta bainha, pecíolo e limbo.
o caule sustenta a arvore
e a folha libera o oxigenio
espero ter ajudado (sou nova)