Sociologia, perguntado por mauriciojoice1999, 1 ano atrás

diferiencie as cidades antigas da era classica das cidades medievais´

Soluções para a tarefa

Respondido por beatriz777725
1
A CIDADE ANTIGA

As primeiras cidades surgiram em função da Revolução Agrícola, que ocorreu, por volta de 3.000 a.C., no Crescente Fértil, região compreendida entre a Mesopotâmia (atual Iraque) e o Egito. Nesse período, as sociedades da área, além de adquirirem condições de alimentar os agricultores, passaram a ter capacidade de abastecer os habitantes das cidades. Estes, agora, podiam se dedicar a atividades propriamente urbanas: comércio e artesanato. Outro fato importante foi que as elites dirigentes se fixaram nas cidades que se tornaram sedes do poder. Implantava-se a divisão de trabalho e funções entre as zonas rurais e as cidades.

As cidades surgiram também na Mesopotâmia (região entre os rios Eufrates e Tigre), destacando-se Ur e Babilônia. Para nossos padrões, cidades pequenas; porém, para a época, verdadeiras metrópoles. Com o passar do tempo, outras cidades surgiram, sempre próximas aos rios, já que estes fertilizavam a terra, o que favoreciam o abastecimento das cidades: Pequim e Hang-Chou, na China; Mohenjo-Daro, situada na planície indo-gangética (Índia) e Tebas e Mênfis no Egito. Também na América, nasceriam cidades, principalmente entre os astecas, importante civilização que ocupava o que hoje é o território mexicano.

Na Europa, duas civilizações, a grega e a romana, tiveram nas cidades seus centros de poder, onde estavam a burocracia de estado civil e militar. Na Grécia clássica, a mais sofisticada forma política foi a polis (cidade). De fato, todo o esplendor cultural grego brilhou nas ruas de Atenas. Na Península Itálica, surgiu e evoluiu a mais importante cidade da Antiguidade: Roma, de onde partiram as tropas que edificariam o maior dos impérios, o Império Romano. Realmente, na época "todos os caminhos levavam a Roma". No século XV, quando Roma caiu em função das invasões germânicas, as cidades sofreram um grande abalo, pois a Europa se "ruralizou", ao longo do período feudal.

A CIDADE MEDIEVAL

A Idade Média foi fundamentalmente uma civilização rural.  Por essa razão, as cidades perderam sua importância, Limitavam-se a ser sedes de bispados e reinados, num período no qual os reis praticamente não tinham poder político. Durante o período medieval, não surgiram novas cidades e as antigas se esvaziaram.  As cidades medievais foram, na prática, simplesmente fortificações para proteger igrejas, uma pequena população e alguns castelos. Elas não tinham qualquer função urbana.  Além disso, eram sujas, fétidas e suas casas de madeira eram presas fáceis dos incêndios. Dizia-se que qualquer viajante percebia estar próximo a uma cidade, pelo mau cheiro que ela exalava. Somente o capitalismo mercantil faria ressurgir o fenômeno urbano. 

Perguntas interessantes