Diferentes entendimentos frequentemente parecem denominar o que entendemos por currículo: os conteúdos a serem ensinados e aprendidos; as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos estudantes; os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais; os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino; os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.
Assinale a alternativa que indica as características corretas sobre o currículo:
Alternativas:
a)
Vertente da cultura.
b)
Relacionado somente a parte administrativa da escola.
c)
Relacionado somente a vertente pedagógica da escola.
d)
Neutro.
e)
Sem dimensões políticas.
2)
O currículo escolar está diretamente relacionado com as formas de avaliação. Os autores da teoria tradicional do currículo, tais como Bobbitt e Tyler compreendiam que se soubéssemos como elaborar o currículo de forma técnica, os resultados na aquisição e na avaliação dos conteúdos seria eficiente.
Assinale a alternativa que indica corretamente qual era a intencionalidade deste currículo técnico-burocrático:
Alternativas:
a)
Privilegiar a experiência de aprendizagem do aluno.
b)
Motivar o aluno a dar continuidade em seus estudos.
c)
Incentivar os alunos a se inserirem no contexto cultural das sociedades.
d)
Auxiliar o aluno a se inserir no mundo urbano-industrial.
e)
Transformar a aprendizagem em um processo prazeroso e instigante.
3)
A orientação dada por Bobbit iria constituir uma das vertentes dominantes da educação estadunidense no restante do século XX. Mas, ela iria concorrer com vertentes consideradas mais progressistas, como a liderada por John Dewey, por exemplo. Bem antes de Bobbit, Dewey tinha escrito, em 1902, um livro que tinha a palavra "currículo" no título, The child and the curriculum. Neste livro, Dewey estava mais preocupado com a construção da democracia que com o funcionamento da economia. Também em contraste com Bobbit, ele achava importante levar em consideração, no planejamento curricular, os interesses e as experiências das crianças e jovens. Para Dewey, a educação não era tanto uma preparação para a vida ocupacional adulta, como um local de vivência direta de princípios democráticos. A influência de Dewey, entretanto, não iria se refletir da mesma forma que a de Bobbit na formação do currículo como campo de estudos. (SILVA, 1999, p. 23)
Assinale a alternativa que indica qual a ruptura proposta por Dewey:
Alternativas:
a)
Romper com a passividade e a dependência do aluno.
b)
Incorporação dos temas emergentes como Queer.
c)
Refletir sobre o papel do docente como mais importante no processo de aprendizagem.
d)
Incorporar um currículo pelo viés burocrático.
e)
Compreender os processos necessários para que o aluno pudesse se desenvolver a partir do saber docente.
4)
"Os pensamentos da classe dominante são também, em todas as épocas, os pensamentos dominantes, ou seja, a classe que tem o poder material dominante numa sociedade é também a potência dominante espiritual. A classe que dispõe dos meios de produção material dispõe igualmente dos meios de produção intelectual; de tal modo que o pensamento daqueles a quem é recusado os meios de produção intelectual está submetido igualmente à classe dominante. Os pensamentos dominantes são apenas a expressão ideal das relações materiais dominantes concebidas sob a forma de ideias e, portanto, a expressão das relações que fazem de uma classe a classe dominante; dizendo de outro modo, são as ideias e, portanto, a expressão das relações que fazem de uma classe a classe dominante; dizendo de outro modo, são as ideias do seu domínio" (MARX, 1987, p. 62-63).
Assinale a alternativa que indica o conceito presente em Marx e Althusser:
Alternativas:
a)
Ideologia
b)
Comunismo
c)
Socialismo
d)
Alienação
e)
Subordinação
5)
Evidentemente que a cultura a ser reproduzida é a cultura dominante, pois ela é socialmente considerada como a que melhor expressa o éthos social/ cultural de uma determinada época, logo, seus costumes, estilo de vida, valores e crenças são mais prestigiados e valorizados. Assim, sua valorização indica que aqueles capazes de se filiar a ela e reproduzirem-na possuem vantagens materiais e simbólicas e por consequência um maior _____________. Este se materializa e se externaliza de algumas formas em nossa sociedade seja pelos objetos da chamada alta-cultura como as obras de arte, seja pelo reconhecimento das produções intelectuais expressas em títulos, prêmios e diplomas ou nas formas internalizadas de gestos, gostos ou costumes.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna, segundo os conceitos de Bourdieu
Alternativas:
a)
Capital Cultural.
b)
Capital Intelectual.
c)
Capital Financeiro.
d)
Capital Monetário.
e)
Capital Político.
Soluções para a tarefa
1- A) Vertente da cultura.
A vertente da cultura é um importante aspecto de elaboração dos currículos, em que os conteúdos a serem ensinados devem ser adequados.
2- D) Auxiliar o aluno a se inserir no mundo urbano-industrial.
A intencionalidade do currículo classificado como técnico-burocrático consistia no auxílio ao aluno que queria se inserir no mundo urbano-industrial.
3- A) Romper com a passividade e a dependência do aluno.
Dewey apresentava preocupação com a construção da democracia, em que para ele a ruptura deveria compreender o rompimento com a passividade e a dependência do aluno.
4- A) Ideologia.
A ideologia era um pensamento de Marx e Althusser, que defendiam que os pensamentos dominantes são apenas a expressão ideal das relações materiais dominantes.
5- A) Capital Cultural.
O capital cultural materializa-se e externaliza-se de algumas maneiras em nossa sociedade pelos objetos da alta-cultura e da arte.
Bons estudos!
Resposta:
AV1 DE TEORIAS E PRÁTICAS DO CURRÍCULO1a2d3a4a5a av