Diferentemente dos líderes empresariais, que são treinados para pensar racionalmente, os empreendedores pensam de uma forma alternativa, transformando, muitas vezes, problemas em oportunidade. Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentam um exemplo da professora Sara Saravasthy, que descobriu que os empreendedores nem sempre esmiúçam um problema de modo a visualizar o resultado, mas, sim, os empreendedores usam o processo de efetuação, o que significa que fazem uso do que tem e escolhem os possíveis resultados. A professora Sara Saravasthy classificou cinco princípios básicos para a tomada de decisão baseada da efetuação. Cite e explique estes cinco princípios básicos.
Soluções para a tarefa
Resposta:1-Princípio da colcha de retalhos:o foco é criar algo novo com os meios (retalhos) que o empreendedor já possui,que combinados formarão algo novo (a colcha).
2-Princípio da perda suportável:o empreendedor calcula quanto está disposto a perder,a partir da sua condição financeira atual.
3-Princípio do pássaro na mão:o objetivo é que o empreendedor negocie com todas as pessoas que podem participar e ajudar no novo empreendimento,sem se preocupar com custos financeiros de satisfazer a esses parceiros atuais,a custo de procurar por novos parceiros.
4-Principío da limonada:as surpresas podem ser exploradas pelos empreendedores que podem descobrir novos mercados ou oportunidades,assim os empreendedores transformaram os imprevistos em oportunidades .
5-Princípio do piloto de avião:o futuro não pode ser previsto,mas empreendedores podem controlar alguns fatores que são determinantes
Explicação:
Os princípios básicos para a tomada de decisão baseada da efetuação, da professora Sara Saravasthy são:
- 1) Piloto de avião: apesar de que não se pode fazer uma previsão do futuro, alguns fatores determinantes podem ser controlados.
- 2) Perda suportável: o empreendedor pode determinar o quanto está disposto a perder, segundo sua condição financeira.
- 3) Colcha de retalhos: a finalidade é usar todos os médios (retalhos) que se têm para criar algo novo (colcha).
- 4) Pássaro na mão: o empreendedor deve negociar a todas as pessoas que possam ajuda-lo a no seu empreendimento, más sem se preocupar pelo custo financeiro que requerem esses parceiros.
- 5) Limonada: se trata de que os empreendedores transformem os imprevistos em oportunidades.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/42437204