Sociologia, perguntado por rohmunizlopesp6hnir, 1 ano atrás

Diferente dos países europeus, onde o Estado Moderno surge no contexto de uma expressiva mobilização social (as revoluções burguesas), fato que lhe imprimiu características como a racionalidade, certo apreço pelos direitos individuais e certo sentido de justiça social, no Brasil, o Estado Republicano nasce diretamente pelas mãos das elites já estabelecidas. Esse tema é um marco da historiografia brasileira, fenômeno que pode ser observado em vários momentos da nossa história recente. Tendo como referência a obra Coronelismo, Enxada e Voto, de Victor Nunes Leal, marque a alternativa correta:


a. Com o conceito do voto de cabresto, Nunes Leal mostra facetas da nossa cultura que prevalecem até os dias atuais. Muitos eleitores se deixam vender por benesses individuais, trocando votos por favores, comprometendo a qualidade do representante eleito. Assim, a argumentação feita pelo autor desloca a discussão para um foco microssociológico, quase individual. Essa narrativa se afasta das grandes visões e teorias que tentam explica o conjunto da política por argumentos gerais e genéricos, descontextualizados do lugar que se pretende explicar.

b. Para Victor Nunes Leal, o coronelismo imprimiu uma marca característica no Estado brasileiro. Aqui, o voto cedido aos escravos e moradores das fazendas e latifúndios, ainda que vigiado, permitiu que os interesses fossem gradativamente assimilados pelo Estado. Ainda que num ritmo diferente dos Estados europeus, o Estado brasileiro só passa a exercer a cidadania em função da pressão, embora mais lenta que o esperado, dos votos de “cabresto”.

c. O argumento do Leal parte do pressuposto de que a cidadania é algo que se constrói pela via institucional, do voto. Para o autor, no Brasil, a prevalência dos ruralistas no poder e, principalmente, do voto de cabresto por eles sustentado, fez com que a cidadania privilegiasse apenas os setores agrários conservadores.

d. O fenômeno do coronelismo, conforme Leal, mostra que no Brasil, o Estado surge não uma entidade comprometida com avanço da cidadania. Para o autor, o coronelismo não está relacionado apenas à compra do voto ou no “voto de cabresto”, está sobretudo calcada nos cargos do Estado, na figura do poder na apropriação privada do próprio Estado, na medida em que os coronéis podiam colocar figuras “suas” em cargos chaves do poder do Estado, através da indicação de membros da sua família ou amigos. Assim, o Estado se estabelece e se desenvolve através dos interesses privados.

e. Para o autor, o fenômeno do coronelismo mostra que aqui o Estado nasce fortemente marcado pela racionalidade de tipo weberiana. Ao se colocarem como lideranças locais, capazes de mobilizar os votos em seus municípios, os coronéis se viam obrigados a negociar os termos da política estadual com os governadores. Tal fato contribuía para certo equilíbrio de poder, na medida em que não só os interesses dos coronéis prevaleciam.

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
1

A alternativa correta é a d.

Segundo Leal nessa concepção, o coronelismo é um sistema político, uma complexa rede de relações que vai desde o coronel até o presidente da República, envolvendo compromissos recíprocos.

O governo estadual garante, para baixo, o poder do coronel sobre seus dependentes e seus rivais, sobretudo cedendo-lhe o controle dos cargos públicos, desde o delegado de polícia até a professora primária.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes