Sociologia, perguntado por thuliofernandes2012, 1 ano atrás

Diferente dos contratualistas, “a leitura de Marx do Estado é que esse é essencialmente classista, ou seja, representante de uma classe e não da sociedade em sua totalidade como afirmavam os contratualistas. Para Marx, ‘[…] o poder político do Estado representativo moderno nada mais é do que um comitê para administrar os negócios comuns de toda a classe burguesa’. O Estado seria originário da necessidade de um grupo, ou classe social, manter seu domínio econômico a partir de um domínio político sobre outros grupos ou classes. Segundo Marx (1993, p.96), ‘toda classe que aspira à dominação […], deve conquistar primeiro o poder político, para apresentar seu interesse como interesse geral, ao que está obrigada no primeiro momento’”. (BODART, Cristiano das Neves. Contraposições de Karl Marx às ideias contratualistas.
Para contrapor-se ao que chamou de Estado burguês, Karl Marx propôs outra forma de Estado. Nessa forma de Estado, seria vigente:
I – A gestão dos meios de produção pelo Estado.
II – A repartição do lucro da produção entre o conjunto da sociedade.
III – O equilíbrio entre a propriedade privada e a propriedade pública.
IV – A socialização da propriedade privada.
Está correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a. Apenas III.
b. Apenas I e II.
c. Apenas I.
d. Apenas II.
e. Apenas em I, II e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por LeoSanchez
3

Resposta:

Letra E.

Explicação:

I, II e IV eram ideais do socialismo de Karl Marx. Para ele, a propriedade privada não deveria existir, mas sim, a socialização da mesma.


thuliofernandes2012: voce não quis dizer letra E então?
LeoSanchez: Isso hehe, desculpa.
thuliofernandes2012: Esta certa. obrigado
LeoSanchez: de nadaa
Perguntas interessantes