Diferente do conturbado período regencial, o Segundo Reinado teve poucas revoltas expressivas. O texto trata da Revolução Praieira.
Em 31 de maio de 1848, nova mudança política ocorreu. A dissolução da Assembleia Geral e consequente subida dos conservadores ao poder, em 29 de setembro, produziu, no Partido Liberal pernambucano, reação semelhante à dos mineiros e paulistas em 1841. Os liberais pernambucanos decidiram preparar-se para o embate. Ademais, havia um certo mal-estar na Província, em consequência das más condições de vida e da propaganda livre de ideologias revolucionárias, que criava um clima de tensão.
Com base no texto, é possível concluir que a Revolução Praieira se diferenciava de outras revoltas ocorridas anteriormente, por vários motivos. Entre tais motivos, pode-se identificar a
(A)
sua ocorrência em um estado da região Nordeste, configurando-se como única revolta do período imperial que ocorreu em Pernambuco.
(B)
ação de grandes proprietários de terras entre os manifestantes, tornando-se a única revolta do período imperial com caráter elitista.
(C)
liderança do movimento por elementos populares, o que caracterizou a Revolução Praieira como um movimento abolicionista.
(D)
divulgação de ideias socialistas entre os revoltosos, como a defesa do trabalho para todos.
lucasadelaia21:
ME AJUDEM POR FAVOR!!! E PARA AGORA!!!
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
(A) sua ocorrência em um estado da região Nordeste, configurando-se como única revolta do período imperial que ocorreu em Pernambuco.
Perguntas interessantes